Após uma semana com número alto de casos de Covid-19, o índice caiu de forma significativa entre a comunidade acadêmica neste mês de julho. É o que aponta a 21ª edição do Boletim Informativo da Plataforma Busco Saúde, divulgado na última quarta-feira, 13. Na 26ª semana epidemiológica (26 de junho a 02 de julho), foram registrados 83 novos casos. Enquanto na 27ª semana (03 a 09 de julho), 34 casos foram contabilizados. Com isso, a média móvel teve queda de 10,86 para 4,86 no período. 

O Busco Saúde é desenvolvido por pesquisadores (docentes e discentes) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e também conta com colaboradores externos. O sistema auxilia no registro e acompanhamento de casos de Covid-19 entre professores, estudantes, técnico-administrativos em educação (TAEs) e terceirizados. A plataforma auxilia, ainda, no direcionamento e distribuição de casos suspeitos à rede de saúde. Para utilizar o Busco Saúde, é preciso acessar o site ou aplicativo para smartphone. 

O número total de cadastrados no sistema é de 8.857 usuários. Dentre estes, 75% são discentes, 12,3% docentes, 10,2% TAEs e 2,4% são terceirizados. As comparações apresentadas neste boletim foram feitas em relação aos dados da edição anterior, a de número 20. 

Incidência de casos apresenta queda 

A incidência de casos demonstra a velocidade com que os casos de Covid-19 ocorrem na comunidade acadêmica e é obtida pelo número de casos novos sobre o tamanho da população de usuários ativos em determinado período de tempo. 

No campus Juiz de Fora, a incidência da semana epidemiológica 26 foi de 1.427 (por cem mil). Já na semana 27, caiu para 559 (por cem mil). Quando o cálculo é transferido para o número de integrantes do campus Juiz de Fora (considerando o número de casos e o total da comunidade do campus JF – 20 mil), na semana 26 o índice fica em 330 (por cem mil). 

Em Governador Valadares, a incidência foi de 1.127 (por cem mil) na semana 26 e caiu para 519 (por cem mil) na semana 27. No CAp João XXIII, o indicador ficou em 606 (por cem mil) na semana 26, com queda para 303 (por cem mil) na semana seguinte. 

Para o professor da Faculdade de Medicina (Famed) Fernando Colugnati, um dos pesquisadores responsáveis pelo boletim, o quadro demonstra estabilidade. “Ainda não vimos uma queda acentuada. A ideia é que a gente continue monitorando e torça para que esses números caiam, porque se mantém aquilo que vimos no boletim passado – estabilidade -, refletindo o que acontece no município e no país”, avalia. 

Como forma de proteção individual e coletiva, a orientação é seguir com as medidas de biossegurança. “Uso de máscara, principalmente em ambientes em que haja aglomeração – seja aberto ou fechado e higienização das mãos. Além de reportar ao Busco Saúde qualquer sintoma e qualquer confirmação de caso de Covid-19”, reitera. 

Comitê de Monitoramento – UFJF

Os dados apresentados pelo Busco Saúde, que indicam a necessidade da manutenção do uso de máscaras em todos os espaços fechados da UFJF, também são objeto de análise pelo Comitê de Monitoramento e Orientação de Condutas da UFJF sobre o Novo Coronavírus.  

O Comitê tem avaliado semanalmente as condições epidemiológicas em Juiz de Fora e Governador Valadares e, de acordo com as avaliações mais recentes, a UFJF mantém a obrigatoriedade do uso de máscaras em todos os ambientes fechados da instituição, nos campi de Juiz de Fora e de Governador Valadares.