O número de casos de Covid-19 teve queda de 70% no período entre 10 e 23 de julho, se comparado aos 13 dias anteriores entre os membros da comunidade acadêmica da UFJF. É o que aponta a 22ª edição do Boletim Informativo da Plataforma Busco Saúde, com data do último sábado, 27 de julho. O documento traz informações relativas às semanas epidemiológicas de número 28 (10 a 16 de julho) e 29 (17 a 23 de julho). Com a redução de infecções, a média móvel de casos passou de 4,86 para 1,57. 

No boletim anterior, foram registrados 117 casos e neste, o total foi de 35 casos. Na avaliação do professor da Faculdade de Medicina (Famed) Fernando Colugnati, um dos pesquisadores responsáveis pelo informativo, os números são positivos, mas ainda merecem atenção. “A gente espera que isso continue no próximo Boletim. Nós já tivemos sete, oito casos por semana em períodos de mais calmaria, mas está caindo, então temos que continuar essa observação”, destaca.    

O Busco Saúde é um projeto desenvolvido por por pesquisadores (docentes e discentes) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), com a participação de colaboradores externos. O sistema apoia na contabilização e acompanhamento de casos de Covid-19 entre professores, alunos, técnico-administrativos (TAEs) e terceirizados. A plataforma também auxilia no direcionamento e distribuição de casos suspeitos à rede de saúde municipal. Para utilizar o Busco Saúde, é preciso acessar o site ou o aplicativo para smartphone. 

A proporção de usuários ativos na plataforma aumentou levemente (+1,35%), na comparação com o boletim anterior. São 6.506 usuários ativos, ou seja, que contam com informações atualizadas no sistema. O número total de participantes é de 8.873. Destes, aproximadamente 75% são estudantes, 12,3% docentes, 10,2% TAEs e 2,4% são funcionários terceirizados. 

Incidência segue em queda em Juiz de Fora

Confirmando tendência apresentada na edição anterior do Boletim Busco Saúde, a incidência de casos de Covid-19 na comunidade acadêmica segue em queda em Juiz de Fora. A incidência aponta a velocidade em que os casos acontecem, por meio da proporção entre o número de casos novos sobre o tamanho da população de usuários ativos em determinado período de tempo. 

No campus Juiz de Fora, a incidência da 28ª semana epidemiológica foi de 514 (por cem mil). Na 29ª semana, o índice caiu para 192 (por cem mil). Quando o cálculo é transferido para o número de integrantes do campus Juiz de Fora (considerando o número de casos e a população estimada de 20 mil pessoas para o campus JF), na semana 28, o índice ficou em 120 (por cem mil). 

No campus Governador Valadares, a incidência foi de 87 (por cem mil) na semana 29 e de zero na semana 28. No Colégio de Aplicação João XXIII, o índice foi de 152 (por cem mil) na 29ª semana epidemiológica e de zero na 28ª semana. 

Importância das medidas de biossegurança 

As medidas de biossegurança para evitar o contágio pela Covid-19 devem continuar a ser seguidas, de acordo com o professor Fernando Colugnati. “As recomendações permanecem as mesmas. Enquanto a universidade não flexibilizar o uso de máscaras, devemos continuar a usá-las, evitar aglomerações e seguir os demais protocolos. Quanto a vacinação, devemos todos manter os ciclos completos, de acordo com o calendário para cada faixa etária”, comenta. 

Comitê de Monitoramento – UFJF

Os dados apresentados pelo Busco Saúde, que indicam a necessidade da manutenção do uso de máscaras em todos os espaços fechados da UFJF, também são objeto de análise pelo Comitê de Monitoramento e Orientação de Condutas da UFJF sobre o Novo Coronavírus.  

O Comitê tem avaliado semanalmente as condições epidemiológicas em Juiz de Fora e Governador Valadares e, de acordo com as avaliações mais recentes, a UFJF mantém a obrigatoriedade do uso de máscaras em todos os ambientes fechados da instituição, nos campi de Juiz de Fora e de Governador Valadares.