A 18ª edição do Boletim Informativo da plataforma Busco Saúde aponta uma elevação significativa no número de casos de covid-19 entre a comunidade acadêmica da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). No total, 69 novos casos positivos foram registrados nas semanas epidemiológicas 20, 21 e na primeira metade da semana 22, até o dia 31 de maio. O número representa uma alta de casos de 690% no período, na comparação com a quinzena anterior, quando 10 novos casos haviam sido contabilizados. Desses 69 novos casos, 21 foram registrados somente nos dois primeiros dias da 22ª semana epidemiológica.

A plataforma foi desenvolvida por pesquisadores da Universidade com o objetivo de auxiliar no registro e monitoramento de casos de Covid-19 entre estudantes, professores, técnico-administrativos em educação (TAEs) e terceirizados. O usuário pode acessar o serviço pelo site ou por aplicativo para smartphone e fazer seu automonitoramento. Além disso, o sistema conta com teleorientação e ajuda no encaminhamento de pacientes para atendimento na rede de saúde municipal. Atualmente a Plataforma conta com aproximadamente 6.400 usuários ativos nos campi de Juiz de Fora e Governador Valadares e no Colégio de Aplicação João XXIII. 

Indicadores de prevalência e incidência também em alta

O índice de prevalência, ou seja, a proporção entre o número de casos confirmados e a quantidade de usuários ativos da plataforma, também registrou alta, na comparação com o boletim anterior. Em Juiz de Fora, a prevalência chegou ao patamar de 15,32%, sendo que na quinzena anterior o indicador ficou em 14,13%. Em Governador Valadares, a prevalência foi de 9,47%, enquanto no boletim anterior foi de 8,96%. Houve elevação também no Colégio de Aplicação João XXIII, onde o índice foi de 2,87%. 

A incidência, que representa o número de casos novos sobre a extensão da comunidade de usuários ativa durante o período, também subiu. Em Juiz de Fora, a semana 20 teve incidência de 186 (por cem mil). Na semana 21, o índice subiu para 786,22 (por cem mil). O número representa um aumento de 6 vezes, em relação aos números da 19ª semana epidemiológica. Os índices consideram a base de pessoas cadastradas no Busco Saúde. Transferido o cálculo do índice para o número de integrantes da comunidade acadêmica do campus Juiz de Fora, a incidência da semana 21 fica em 170 (por cem mil). 

Em Governador Valadares, a incidência saiu de 0% na semana 19 para 175 (por cem mil) na semana 20 e de 261 (por cem mil) na semana 21. Já no Colégio de Aplicação João XXIII, a incidência foi de 0% na semana 20 e de 0,152 (por cem mil) na semana 21. 

A média móvel de casos em 31 de maio, aumentou doze vezes e meia, na comparação com os índices do último boletim Busco Saúde. Enquanto na 17ª edição a média móvel era de 0,57, na 18ª edição, o índice chegou a 7,14. A elevação do número de casos deve persistir por mais uma ou duas semanas, na avaliação do professor da Faculdade de Medicina Fernando Colugnati, um dos responsáveis pelas análises estatísticas do boletim da plataforma Busco Saúde. Ainda de acordo com o docente, o uso de autotestes e exames de farmácia para a testagem da Covid-19 dificultam a obtenção de dados sobre o contágio. 

“Grande parte das pessoas tem feito esses exames. E esses testes não são contabilizados pela Vigilância Epidemiológica do município, porque não são notificados pela Prefeitura. A recomendação que fazemos à comunidade acadêmica frente a esse cenário é continuar a utilização da máscara, principalmente em recintos fechados, como salas de aula, laboratórios e secretarias ou qualquer parte administrativa onde haja muitas pessoas. Além da máscara, a orientação é a higienização das mãos, vacina no braço e, se possível, um certo distanciamento social. Se não, a máscara protege”, afirma Colugnati. Além disso, o grupo sustenta a importância do cadastro na Plataforma Busco Saúde e a atualização constante dos dados.