O projeto Busco Saúde da UFJF divulgou a 25ª edição do Boletim Informativo com o objetivo de dar transparência às análises sobre os principais indicadores epidemiológicos da Covid-19 na comunidade acadêmica. O documento traz dados atualizados até o fim da 38ª semana epidemiológica, e comparações feitas com indicadores da 24ª edição deste boletim.

Não houve registros de novos casos. A média móvel permaneceu em zero, tendo esse valor pela quarta semana consecutiva. Com isto, a prevalência permaneceu em 21,52%. Quanto à proporção de usuários ativos, ou seja, com informações atualizadas na plataforma, a porcentagem permanece igual ao boletim anterior, aproximadamente 73,3%. Desde o início do monitoramento, foram confirmados 1.204 casos. Pela primeira vez registramos cinco semanas consecutivas sem novos casos. Não há ainda nenhuma notificação de internação ou óbito pela Covid-19, dentre os acompanhados pelo Busco Saúde.

De acordo com o que vem sendo observado nos boletins, essa é a primeira vez que ficamos por cinco semanas consecutivas sem novos casos, o máximo havia sido nas últimas três semanas de 2021. Não houve aumento no número total de usuários ativos, totalizando 6.510 usuários, sendo que o total de cadastrados é de 8.883. A proporção entre esses usuários ativos e os cadastrados no sistema caiu, devido ao retorno das aulas presenciais. Há mais pessoas se cadastrando, porém não atualizando os seus dados.

Fernando Colugnati, um dos responsáveis pelo projeto, fala sobre a importância de manter o monitoramento e as medidas de prevenção. “Apesar de a pandemia estar calma, é preciso manter o monitoramento, principalmente porque começamos a observar uma tendência de crescimento na Europa, inclusive no número de internações. Isso está sendo verificado na Inglaterra e na Alemanha entre outros países que suspenderam uso de máscaras e estão com campanhas de vacinação abaixo do ideal. Em função desses aumentos, é extremamente importante que as pessoas se monitorem, cumpram o calendário vacinal e continuem usando máscara em casos de sintomas de síndromes gripais, além de evitar aglomeração”, completa.