De acordo com os registros da 19ª semana epidemiológica o número de novos casos de Covid-19 na comunidade acadêmica da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) segue em estabilidade. O indicador esteve entre quatro e cinco pela sexta semana consecutiva. Esses e outros dados estão reunidos na nova edição do boletim do aplicativo Busco Saúde

A plataforma foi desenvolvida por pesquisadores da UFJF e tem o objetivo de auxiliar no registro e no monitoramento de sintomas de Covid-19 entre professores, estudantes, técnico-administrativos em educação (TAEs) e terceirizados. O usuário pode acessar o serviço através de um aplicativo para smartphone, que também registra os casos confirmados. Não foi registrada nenhuma notificação de internação ou óbito pela Covid-19, entre as pessoas acompanhadas. 

Indicadores estabilizados

As semanas 18 e 19 deste ano registraram cinco casos cada, sendo um a mais em relação às semanas 16 e 17. O aumento pode estar relacionado ao número crescente de usuários cadastrados no sistema, devido ao retorno presencial.

Até o dia 16/05, a prevalência, ou seja, a razão entre o número de casos confirmados em relação ao total de usuários cadastrados – em Juiz de Fora foi de 14,13%, sendo 0,09% maior do que a registrada no boletim anterior. Em Governador Valadares, a prevalência é de 8,96%, e era 8,88% no boletim anterior. No Colégio de Aplicação João XXIII, é a mesma da última análise, de 2,46%

A incidência, isto é, o número de novos casos em relação ao de usuários ativos em determinado período de tempo, na semana 18 no campus de Juiz de Fora, foi de 0,094%, a mesma do último período. Em GV foi de 0% na semana 18 e 0,087% na semana 19. Já no João XXIII, esta é a terceira semana consecutiva em que o indicador é de 0%. A média móvel, que se mantém na casa de 0,57 novos casos diários, ainda é considerada baixa. 

Para o professor do Instituto de Ciências Exatas (ICE) da UFJF e membro da equipe da plataforma, Marcel Vieira, ainda é preciso cautela. “A pandemia ainda não acabou e é preciso manter os cuidados com as medidas preventivas, principalmente mantendo a vacinação em dia e um distanciamento seguro”, explicou.