A 16ª semana epidemiológica registrou redução do número de novos casos de Covid-19 na comunidade acadêmica da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Pela sexta semana consecutiva, o indicador esteve inferior a dez casos. Esses e outros dados estão reunidos na nova edição do boletim do aplicativo Busco Saúde

A plataforma foi desenvolvida por pesquisadores da UFJF e tem o objetivo de auxiliar no registro e no monitoramento de sintomas de Covid-19 entre professores, estudantes, técnico-administrativos em educação (TAEs) e terceirizados. O usuário pode acessar o serviço através de um aplicativo para smartphone, que também registra os casos confirmados. Não houve nenhuma notificação de internação ou óbito pela Covid-19, entre as pessoas acompanhadas. 

Estabilização dos indicadores 

O número de casos confirmados nas semanas 16 e 17 de 2022 foi de quatro em cada, com um aumento de um caso em relação à semana 15 do mesmo ano, que teve cinco casos. Essa crescente pode estar relacionada ao aumento no número de usuários cadastrados no sistema, devido ao retorno presencial.

Até o dia primeiro de maio, a equipe da plataforma observou uma leve variação nos indicadores estabelecidos. Em Juiz de Fora, a prevalência, ou seja, a razão entre o número de casos confirmados em relação ao total de usuários cadastrados, foi de 14,02%, a mesma do período correspondente às semanas 14 e 15. Em Governador Valadares, a prevalência é de 8,88%, sendo de 8,79% no boletim anterior. No Colégio de Aplicação João XXIII, a prevalência teve uma leve redução, sendo de 2,46% em comparação à de 2,48% anterior. 

Outro dado analisado pelo sistema é o número de novos casos em relação ao de usuários ativos em determinado período de tempo. A incidência na semana 17 no campus de Juiz de Fora foi de 0,094%, em GV foi de 0% e no João XXIII foi de 0,155%, contra 0% no período anterior. A média móvel na casa de 0,57 novos casos diários ainda é considerada baixa, mas requer atenção em caso de aumento repentino. 

Novos usuários em alta

O total de novos usuários ativos no sistema chegou a 6.062, o que representa um aumento de 1,3%. Dos 8.341 cadastrados, aproximadamente 75,2% são discentes, 12,3% docentes, 10,1% TAEs e 2,4% terceirizados. 

A proporção de usuários ativos e cadastrados, entretanto, teve queda. A equipe da plataforma atribui a isso o retorno das aulas presenciais, que fez com que mais pessoas ingressassem no sistema, mas sem atualizar seus dados.

Cuidados com o retorno das atividades presenciais

O professor do Instituto de Ciências Exatas (ICE) da UFJF e um dos responsáveis pelas análises estatísticas da plataforma, Marcel Vieira, atribui a flexibilização de algumas medidas antes adotadas ao avanço da cobertura vacinal, mas reforça que o uso de máscaras nas salas de aula continua obrigatório. 

“Apesar de estarmos em um momento favorável, ainda é cedo para afirmar que a pandemia está se aproximando do fim”, complementou o professor. Ele reforça a importância de manter o automonitoramento no sistema em dia, principalmente com o retorno das atividades nos campi da Universidade. “Se você voltou de maneira presencial ou se acabou de ingressar na UFJF, é importante fazer seu cadastro no Busco Saúde e o monitoramento regularmente.