A edição 52 do boletim informativo JF Salvando Todos destaca a reclassificação do nível de transmissão da Covid-19, passando de elevado para moderado. O número de óbitos decorrentes da doença no município também segue em queda, aproximando-se de zero. Divulgada na última quarta-feira, 27, a atualização da plataforma, referente ao período entre os dias 17 e 23 de abril, aponta para o registro de 150 novos casos e nenhuma vida perdida no município. Os números representam uma redução de 34,21% no número de casos e uma queda de 66,67% no número de óbitos em relação à 14ª semana epidemiológica de 2022 (3 a 9 de abril).

Redução da classificação do nível de transmissão
De acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), agência do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, com terminologia adaptada e traduzida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o nível de transmissão é baixo quando são registrados de 0 a 9,99 casos por 100 mil habitantes em um período de 7 dias; é moderado quando são registrados de 10 a 49,99 casos por 100 mil habitantes; é elevado quando são registrados entre 50 e 99,99 casos por 100 mil habitantes; e é elevadíssimo quando há registro de 100 ou mais casos por 100 mil habitantes.

“Precisamos ter cautela ao analisar esses números pois, por conta dos feriados em duas semanas consecutivas, há chance de ter havido represamento de dados”

Na semana epidemiológica 14, o número era de 77,23 casos por 100 mil habitantes sendo, portanto, elevado. Com o registro de 25,97 casos por 100 mil habitantes na 16ª semana epidemiológica, o nível de transmissão foi reduzido para moderado.

O professor do Instituto de Ciências Exatas (ICE) e integrante da equipe de estatística do JF Salvando Todos e do Busco Saúde, Marcel Vieira, explica que essa redução indica que o vírus está circulando menos no município. “Entretanto, precisamos ter cautela ao analisar esses números pois, por conta dos feriados em duas semanas consecutivas, há chance de ter havido represamento de dados”, complementa.

Indicadores em queda
A média móvel para os novos casos, em 10 de abril, era de 63,71. Na nova apuração, em 23 de abril, o número foi de 21,43, o que representa uma redução de 66,37%. Para os casos suspeitos, o indicador reduziu de 161 para 58,86 entre os dias definidos, numa queda de 63,44%. Já para o número de vidas perdidas, dentro do mesmo período, houve regressão de 100%, saindo de 0,43 para zero óbitos por dia.

A taxa de letalidade, que é calculada a partir da razão entre o número de óbitos e o de casos registrados desde o início da pandemia, também se manteve em queda. No dia 9 de abril, a estatística era de 3,42% em 9 de abril, e 3,40% em no dia 23 do mesmo mês. Quando analisado mensalmente, o indicador caiu de 1,23% em fevereiro para 1,13% em março.

Vacinação como maior aliada
Até o dia 23 de abril, 1.246.246 doses da vacina contra a Covid-19 haviam sido aplicadas em Juiz de Fora. Dessas, 502.870 são de primeiras doses, 460.525 de segundas doses, 268.214 de terceiras doses e 15.025 de quartas dose. Em relação à população total do município, 87,7% recebeu a primeira dose, 79,74% recebeu a segunda dose, 46,44% recebeu a terceira dose e 2,60% recebeu a quarta dose.

Apenas na 16ª semana epidemiológica, foram aplicadas 121 primeiras doses, 1.126 segundas doses, 2.125 terceiras doses e 6.109 quartas doses, totalizando 9.481 vacinas recebidas pela população.

UTI Covid: ocupação zero
No dia 26 de abril, nenhum leito de UTI para adultos dedicados à Covid-19 estava ocupado, e o município registrava duas pessoas hospitalizadas pela doença (eram 11 no dia 12 de abril, ou seja, uma redução de 81,8%). A taxa de ocupação geral das UTIs era de 74,01%, enquanto tinha sido de 74,28% no dia 12 de abril.

Busco Saúde no retorno das atividades presenciais
A fim de promover o retorno ainda mais seguro dos integrantes da comunidade acadêmica da UFJF às atividades presenciais, a equipe do aplicativo Busco Saúde reforça a importância do automonitoramento e de manter os dados atualizados no sistema.

A plataforma foi desenvolvida por pesquisadores da UFJF e tem o objetivo de auxiliar no registro e no monitoramento de sintomas de Covid-19 entre professores, estudantes, técnico-administrativos em educação (TAEs) e terceirizados. O usuário pode acessar o serviço através de um aplicativo para smartphone, que também registra os casos confirmados. Não foi registrada nenhuma notificação de internação ou óbito pela Covid-19, entre as pessoas acompanhadas.

Marcel Vieira atribui a flexibilização de algumas medidas antes adotadas ao avanço da cobertura vacinal, mas reforça: o uso de máscaras nas salas de aula continua obrigatório. “Apesar de estarmos em um momento favorável, ainda é cedo para afirmar que a pandemia está se aproximando do fim”, complementa. Ele ressalta, ainda, a importância de manter o automonitoramento no aplicativo em dia, principalmente com o retorno das atividades nos campi da Universidade. “Se você voltou de maneira presencial ou se acabou de ingressar na Universidade Federal de Juiz de Fora, é importante que você faça o seu cadastro no Busco Saúde e faça o seu monitoramento regularmente.”

Outras informações:
Edição 52 do Boletim Informativo do JF Salvando Todos