Pela quarta semana consecutiva, o número de novos casos de Covid-19 está em queda entre a comunidade acadêmica da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Os dados são referentes à 12ª semana epidemiológica de 2022 e foram divulgados na 14ª edição do boletim informativo do Busco Saúde, sistema monitorado por pesquisadores da instituição. Por meio dele, são registrados sintomas de infecção pelo coronavírus entre professores, estudantes, técnico-administrativos em educação (TAEs) e terceirizados. 

Entre as condutas obrigatórias para o retorno presencial à Universidade, foi determinado que todos devem realizar o automonitoramento pelo sistema. “Com o retorno pleno às atividades presenciais, se tornará ainda mais importante o monitoramento de nossa comunidade. Sem que as pessoas façam o lançamento das informações no aplicativo do Busco Saúde, não podemos acompanhar a real situação”, explica o professor do Departamento de Estatística do Instituto de Ciências Exatas (ICE) e colaborador da plataforma, Marcel Vieira.

Zero casos confirmados na UFJF durante a 12ª semana epidemiológica
No último domingo, dia 3 de abril, a média móvel de casos diários de Covid-19 registrados entre a comunidade acadêmica foi cerca de 0,14 – uma redução próxima de 50% em comparação à 10ª semana epidemiológica, quando era de, aproximadamente, 0,29. Outro dado apontado pelo boletim é o marco de zero casos confirmados de Covid durante a semana epidemiológica mais recente (o registro anterior, referente à 11ª semana, foi de 2 casos). “Os números que estamos observando para a comunidade universitária da UFJF, de certa forma, acompanham e refletem o cenário epidemiológico que vemos, atualmente, tanto em Juiz de Fora quanto em Minas Gerais”, avalia Marcel Vieira.

Leve aumento nos indicadores de prevalência e incidência
No documento, os pesquisadores também informam os indicadores de prevalência e incidência de Covid-19 junto à comunidade acadêmica. O primeiro envolve a estimativa do risco acumulado de desenvolvimento da doença na população, mostrando a proporção total de casos confirmados em relação ao total de usuários ativos na plataforma. Já o índice de incidência, por sua vez, expressa a velocidade em que os casos estão ocorrendo; é o número de casos novos sobre o tamanho da população de usuários ativos em um determinado período de tempo. 

Até a última quarta-feira, 6 de abril, ambos os indicadores apresentaram um leve aumento: em Juiz de Fora, a prevalência registrada foi de 14,04%, contra 13,96% no período anterior. Em Governador Valadares, a prevalência é de 8,8%, indicando uma pequena redução em relação aos 8,83% do boletim anterior. No Colégio de Aplicação João XXIII, a prevalência subiu, sendo de 2,36%, em comparação ao índice anterior de  2,24%. 

No campus da UFJF em Juiz de Fora, foi constatada uma redução da incidência da 11ª semana epidemiológica (0,049%) em relação à 10ª (0,146%). Já no campus de Governador Valadares e no Colégio João XXIII, a incidência foi de 0%, tanto na 11ª quanto na 12ª semana – sendo que, nesta última, o campus de JF também apresentou incidência de 0%.

Pesquisadores destacam importância da vacinação de crianças e das medidas preventivas
“O cenário atual é estável, porém continuamos a recomendar fortemente a manutenção e o respeito aos protocolos de biossegurança, com o uso de máscaras adequadas bem ajustadas e higienização de mãos e equipamentos compartilhados. A pandemia ainda não acabou! Mantenha os dados atualizados”, ressaltam os pesquisadores por meio do boletim. 

Os responsáveis pelo Busco Saúde também ressaltam que, “seguindo o protocolo de monitoramento, considerando os protocolos de biossegurança que incluem a utilização permanente de máscaras adequadas, e tendo como base as análises estatísticas realizadas até o momento, não é possível afirmarmos que existem evidências de que algum dos casos positivos identificados esteja relacionado às atividades presenciais nas dependências da UFJF, nem mesmo nos casos de quebra de protocolo de biossegurança”.

Até o presente momento, os pesquisadores não foram notificados acerca de internações e óbitos em decorrência da Covid-19 entre a população monitorada no Busco Saúde. “No entanto, cabe ressaltar que mesmo contaminações leves geram absenteísmos indesejáveis e a possibilidade de contaminarmos pessoas queridas mais vulneráveis, como idosos, pessoas com comorbidades e crianças”, frisam.

Outras informações:
Aplicativo do Busco Saúde
Site do Busco Saúde
14ª boletim informativo do Busco Saúde