A equipe de pesquisadores e profissionais da saúde responsável pela plataforma Busco Saúde, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), informa que a alta demanda pelos serviços de atendimento acarretou no atraso do retorno para as pessoas que registraram casos suspeitos de covid-19, infecção confirmada da doença, sintomas gripais ou contato com pessoa infectada pelo coronavírus. Nesse ínterim, a equipe informa as orientações oficiais em diferentes cenários:

Sintomas gripais e/ou de covid-19
Comunique os sintomas aos superiores e realize isolamento até o contato da equipe do Busco Saúde.

Diagnóstico confirmado de covid-19
Realize isolamento até o contato da equipe do Busco Saúde. Envie o resultado para o e-mail buscosaude.cat@ufjf.edu.br com o título “Resultado positivo de covid-19”.

Contato com pessoa infectada por coronavírus
Reporte o contato aos superiores o mais rapidamente possível, inicie o isolamento e aguarde o contato da equipe do Busco Saúde.

Agravamento de sintomas
A equipe do Busco Saúde solicita que a ligação para a central da plataforma (32 2102-6342) seja realizada apenas em casos de agravamento de sintomas.

Contato por WhatsApp
“Dúvidas importantes podem ser enviadas por WhatsApp e, para isso, solicitamos que envie apenas uma mensagem, com nome completo e explicando detalhadamente sua situação”, de acordo com a equipe. O contato é (32) 2102-6342.

O que é o Busco Saúde?
Desenvolvido por pesquisadores da UFJF, o sistema é utilizado como uma ferramenta de automonitoramento para todos que frequentam os campi universitários, abarcando estudantes, professores, técnico-administrativos em educação (TAEs) e terceirizados. Por meio da análise e do acompanhamento das informações enviadas pelos usuários, as orientações de biossegurança são realizadas pela equipe responsável.