Ao mesmo tempo em que observa uma tendência de queda nos números de casos e óbitos decorrentes da Covid-19, o grupo de pesquisadores da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) responsável pela plataforma JF Salvando Todos registrou, de acordo com dados coletados até dia 9 de abril, que a cidade ainda apresenta um nível de transmissão elevado. As informações foram divulgadas na 51ª edição do boletim informativo da plataforma.

“Acreditamos que o principal fator que influencia essas reduções é o avanço da vacinação contra a Covid. Apesar dessa tendência, o nível de transmissão continua elevado. Mesmo que a vacinação aumente a probabilidade de casos menos graves, não é recomendável mantermos este nível alto, uma vez que um grande número de casos pode levar ao surgimento de novas variantes ou de novas sub variantes da Omicron”, pondera o pesquisador Marcel Vieira, coordenador geral do JF Salvando Todos. “Por isso a importância de continuarmos mantendo todos os cuidados com os quais já estamos acostumados: uso de máscaras, sobretudo em ambientes fechados, distanciamento e higienização.”

Transmissão elevada; médias móveis de casos e vidas perdidas em queda
Segundo a classificação adaptada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) a partir dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos, o nível de transmissão de coronavírus pode ser considerado elevado quando são registrados entre 50 e 99,99 casos por 100 mil habitantes. Sendo assim, o nível de transmissão em Juiz de Fora no período da 14ª semana epidemiológica (3 a 9 de abril de 2022) recebe a classificação de elevado, uma vez que foram registrados 77,23 casos por 100 mil habitantes.

Entre as médias móveis de 7 dias, duas apresentaram redução em relação à semana epidemiológica anterior: a referente aos novos casos de Covid-19 e a relacionada ao número de óbitos (diminuição de 13,9% e 66,67%, respectivamente). A referente aos novos casos regrediu de 74 casos (registrados em 27 de março) para 63,71 (observados em 9 de abril); já a média móvel de 7 dias para o número de óbitos regrediu de 1,29 óbitos (dado de 27 de março) para 0,43 óbitos por dia (registro de 9 de abril). Já a média móvel de casos suspeitos evoluiu de 145 por dia (em 27 de março) para 161 casos por dia (em 9 de abril), indicando um aumento de 11,3%.

Registro de Rt maior do que 1 por dois dias
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), uma das condições para considerar uma pandemia sob controle é registrar o Número de Reprodução Efetivo (Rt) abaixo de 1, consistentemente, por pelo menos duas semanas. Pela primeira vez desde o início da pandemia, Juiz de Fora registrou o Rt superior a 1 (Rt > 1) por dois dias, com máximo de 1,45 no dia 4 de abril, com o índice voltando a cair logo em seguida.

46% da população juiz-forana recebeu três doses de vacina
Até dia 9 de abril, foram aplicadas 502.514 primeiras doses de vacinas, 458.479 segundas doses, 263.493 terceiras doses e 4.682 quartas doses em Juiz de Fora. Como o município conta com uma projeção populacional de 577.532 habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os pesquisadores consideram que 87,1% da população da cidade receberam a primeira dose, 79,39% receberam as duas doses, 45,62% receberam a terceira dose e 0,81% recebeu a quarta dose. Na 14ª semana epidemiológica (3 até 9 de abril), foram aplicadas 629 primeiras doses, 3.650 segundas doses, 6.688 terceiras doses e 2.805 quartas doses, totalizando 13.772 doses e representando um aumento de 119,58% de doses aplicadas em relação à semana anterior.

Leve redução da taxa de letalidade; número de leitos em queda
Calculada a partir da divisão do número de óbitos desde o início da pandemia pelo número de casos registrados ao longo do mesmo período, a taxa de letalidade registrada no dia 9 de abril em Juiz de Fora foi de 3,42%. Anteriormente, em 2 de abril e 26 março, a taxa foi de 3,43% e 3,45%, respectivamente.

De acordo com os números oficiais divulgados pelo Painel Covid-19 da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), em 12 de abril, o município contava com 11 pessoas hospitalizadas pela doença (uma redução de 59,3% em relação aos 27 pacientes registrados em 29 de março) e 3 leitos de UTI ocupados por pessoas internadas devido à Covid-19 (representando uma queda de 70% em relação à ocupação de 10 pessoas registrada duas semanas antes, em 27 de março).

Outras informações:
51ª edição do boletim informativo do JF Salvando Todos