Em sua 60ª edição, o boletim informativo da plataforma JF Salvando Todos apresenta um panorama dos indicadores da pandemia em Juiz de Fora, Governador Valadares, Minas Gerais e demais regiões brasileiras. Feito por pesquisadores da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), o documento destaca a diminuição do número de casos confirmados de Covid-19 e do número de óbitos devido à doença, embora a quantidade deste último ainda seja considerada elevada.

“Os principais elementos a serem destacados são tanto a queda do número de casos, que vem persistindo, quanto também uma certa estabilização, com tendência de queda, do número de vidas perdidas. Isso é observado tanto no cenário local quanto em diversas regiões do país”, avalia o coordenador geral da plataforma e professor do Departamento de Estatística do Instituto de Ciências Exatas da UFJF, Marcel Vieira. “Porém, ainda há um número substancial de vidas sendo perdidas para a Covid-19 – em média, por volta de 176 óbitos todos os dias no Brasil. No acumulado da semana, isso acaba resultando em mais de mil vidas perdidas.”

Cenário em Juiz de Fora
No final de julho, no dia 31, Juiz de Fora registrava 73.093 casos confirmados de Covid-19 e 2.317 vidas perdidas para a doença, de acordo com a prefeitura da cidade. Duas semanas depois, em 13 de agosto, os números eram de 73.821 casos positivos e 2.323 óbitos na cidade, representando, respectivamente, aumentos de 0,91% e 0,26%.

Na 31ª semana epidemiológica (contabilizada entre 31 de julho e 6 de agosto), o município registrou 496 novos casos e duas mortes, indicando o aumento de 22,47% no número de casos e redução de 81,82% no número de registro de óbitos em relação à 30ª semana epidemiológica (24 de julho até 30 de julho). Já na 32ª semana epidemiológica (7 a 13 de agosto), foram registrados 232 novos casos e 4 óbitos, representando a redução de 53,23% no número de casos e aumento de 100% no número de óbitos em relação à 31ª semana.

Cenário em Governador Valadares
Em Governador Valares, o nível de transmissão de Covid-19 foi mantido em patamar “elevadíssimo” segundo a classificação dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), agência do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, com terminologia adaptada e traduzida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Essa definição indica que, a cada 100 mil habitantes, foram registrados 100 ou mais casos confirmados da doença.

Também houve uma redução no número de óbitos na cidade. Nas 29ª e 30ª semanas epidemiológicas, foram registrados 11 e 6 vidas perdidas, respectivamente. Na 31ª semana epidemiológica (31 de julho a 6 de agosto), foram 5 óbitos em uma semana, representando uma redução de 16,67% em relação à semana anterior. Já na 32ª semana (7 a 13 de agosto), foram 3 mortes registradas, indicando uma redução de 40% à 31ª semana.

Projeto está com edital aberto para bolsista e voluntários
O projeto JF Salvando Todos foi contemplado pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da UFJF e, atualmente, está com edital aberto para o preenchimento de uma vaga de bolsista e doze vagas de voluntários. Todas as oportunidades são voltadas para alunos de graduação, podendo se candidatar estudantes matriculados nos cursos de Estatística, Ciências Exatas, Ciência da Computação, Sistemas de Informação, Economia,  Jornalismo, Ciências Sociais, Artes Visuais e Artes e Design. As inscrições seguem até segunda-feira, 22 de agosto.

Outras informações:
60ª Edição do Boletim Informativo da JF Salvando Todos