Em sua última edição de 2022, o boletim informativo da plataforma JF Salvando Todos volta a divulgar, de forma acessível, os dados relativos à Covid-19 em Juiz de Fora, Governador Valadares e demais regiões. Os pesquisadores responsáveis pelo documento reforçam a necessidade de contar com o esquema vacinal completo frente ao risco de uma nova onda da pandemia, especialmente às vésperas das comemorações de fim de ano. Testagem em caso de sintomas gripais e uso de máscara em ambientes fechados e pouco ventilados também são apontados como atitudes essenciais.

Esquema vacinal completo é importante para conter agravamento de nova onda (Foto: Alexandre Dornelas/UFJF)

O boletim foi publicado nesta última quarta-feira, 21 de dezembro, e está disponível na íntegra on-line. “O primeiro destaque é que já estamos observando efeitos desta nova onda da Covid-19 no número de vidas perdidas. Dezembro, que ainda não terminou, contabilizou, até aqui, o maior número de vidas perdidas em Juiz de Fora desde agosto deste ano, quando nós estávamos no final da onda anterior”, aponta o pesquisador Marcel Vieira. Na 50ª semana epidemiológica, contabilizada entre 11 e 17 de dezembro, Juiz de Fora registrou 618 novos casos e 6 vidas perdidas. Na semana anterior, esses números foram, respectivamente, 560 e 1.

Vacinação em Juiz de Fora
Por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), a Prefeitura de Juiz de Fora segue oferecendo a vacina contra a Covid-19 para todos os maiores de cinco anos de idade, que devem se encaminhar para as Unidades Básicas de Saúde (UBS) nos horários de 8h às 10h30 e de 13h às 14h30. Maiores informações, além da lista completa dos locais, está disponível on-line. A Secretaria de Saúde (SS) do município destaca a importância do recebimento da vacina de reforço e pede para que todos aqueles que receberam a 2ª dose há pelo menos quatro meses procurem um posto de vacinação para aumentar sua proteção contra o vírus.

Nível de transmissão passa de “elevado” para “elevadíssimo”
Segundo a terminologia adaptada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) a partir da definição do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), o nível de transmissão do coronavírus é classificado como “elevado” quando são registrados entre 50 e 99,99 casos por 100 mil habitantes, e “elevadíssimo” quando há registro de 100 ou mais casos por 100 mil habitantes.

A partir desta classificação, o nível de transmissão da Covid-19 em Juiz de Fora da 49ª semana epidemiológica (entre 4 a 10 de dezembro) foi classificado como “elevado”, uma vez que foram registrados 96,96 casos por 100 mil habitantes. No período da 50ª semana epidemiológica, a classificação passou para “elevadíssimo”, pois foram contabilizados 107,1 casos por 100 mil habitantes.

Já de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), uma das condições para determinar se a pandemia está controlada é a de que o Número de Reprodução Efetivo (Rt) deve ser menor que 1 durante duas semanas consecutivas. “Quando o Rt é superior a 1, temos a disseminação do vírus uma vez que cada paciente está transmitindo a doença a pelo menos mais uma pessoa”, explicam os autores do boletim. Entre 4 e 10 de dezembro, a média do Rt estimado para Juiz de Fora ultrapassou o valor de 1,5. Entre os dias 11 e 17 de dezembro, a mediana do Rt estimado também excedeu o valor de 1.

Taxa de letalidade volta a cair
Calculada a partir da divisão do número de vidas perdidas desde o início da pandemia pelo número de casos registrados no mesmo período, a taxa de letalidade era de 3,07% no dia 17 de dezembro. No início do mês, no dia 3, foi de 3,11%; no dia 10, era de 3,09%. Já o coeficiente de letalidade (CFR, acrônimo para case fatality rate) é calculado para cada um dos meses a partir da divisão do número de vidas perdidas pelo número de casos registrados no referido mês. Em Juiz de Fora, o CFR de novembro foi de 0,78%. No mês anterior, tinha sido 2,73%.

Outras informações:
Locais e horários de vacinação em Juiz de Fora
Confira o boletim na íntegra