O número de novos casos de Covid-19 entre a comunidade acadêmica da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) segue em queda. É o que aponta a décima-terceira edição do Boletim Informativo do sistema Busco Saúde. O documento é referente ao período entre semanas epidemiológicas 07 e 10 de 2022. 

A plataforma foi desenvolvida por pesquisadores da UFJF e tem o objetivo de auxiliar no registro e no monitoramento de sintomas de Covid-19 entre professores, estudantes, técnico-administrativos em educação (TAEs) e terceirizados. O usuário pode acessar o serviço através de um aplicativo para smartphone, que também registra os casos confirmados. Não foi registrada nenhuma notificação de internação ou óbito pela Covid-19, entre as pessoas acompanhadas. 

Redução na média móvel diária chega a 91%

De acordo com o boletim, a tendência de redução no número de casos continuou na décima semana epidemiológica do ano. Sete casos positivos foram confirmados na semana, uma redução significativa em relação à sexta semana epidemiológica, quando foram registrados 72 casos. Os avanços da vacinação e das medidas de segurança são apontados como fatores que contribuíram para o resultado positivo. 

“É uma redução realmente substancial no número de casos”, avalia o professor do Departamento de Estatística do Instituto de Ciências Exatas (ICE) e colaborador da plataforma, Marcel Vieira. “ Essa tendência também é evidenciada quando analisamos a evolução das médias móveis, que apresentam clara redução”, complementa. Ao final da semana epidemiológica 6/2022, a média móvel de casos diários era de aproximadamente 3,3 casos por dia. Em 20 de março, esse número foi de 0,29 casos, uma redução de praticamente 91%. 

Índice de prevalência têm leve alta, incidência de casos em queda 

O documento também traz os indicadores de prevalência e incidência de Covid-19 junto à comunidade acadêmica. A prevalência é uma estimativa do risco acumulado de desenvolvimento da doença na população e mostra a proporção total de casos confirmados em relação ao total de usuários ativos na plataforma. Já a incidência aponta a velocidade em que os casos estão ocorrendo – é o número de casos novos sobre o tamanho da população de usuários ativos em um determinado período de tempo. 

Até o dia 23 de março, foi identificada uma leve alta na prevalência. Em Juiz de Fora, o índice é de 13,96%, em comparação com 13,61% no período anterior (semanas epidemiológicas 05 e 06 de 2022). Em Governador Valadares, a prevalência ficou em 8,83% – no período anterior foi de 8,53%. 

A incidência de novos casos diminuiu nos dois campi. Em Juiz de Fora, o indicador ficou em 0,146% na semana 10, enquanto ficou em 1,29% na semana 6. E em Governador Valadares, a incidência foi de 0,177% na semana 9, já na semana 6 foi de 1,24%. 

Medidas de proteção ainda devem ser seguidas

Mesmo com a melhora nos índices relacionados à Covid-19, o professor Marcel Vieira salienta que os cuidados contra a doença ainda devem prevalecer na população. Como argumento, Vieira recorda as flutuações inerentes à pandemia. 

“Estamos observando em alguns países da Europa e da Ásia os impactos da nova subvariante BA.2, originária da Ômicron. Por isso é importante continuarmos todos os cuidados. O uso das máscaras bem ajustadas no rosto, sobretudo em locais fechados, continua sendo importantíssimo. Além disso, é importante estarmos atentos ao cartão de vacinação e não esquecer de tomar a terceira dose. Essa dose de reforço é importantíssima para a prevenção de casos mais graves de Covid-19”, analisa. Os pesquisadores ressaltam que as contaminações leves geram ausências indesejadas, além da possibilidade de contaminar pessoas mais vulneráveis, como idosos, pessoas com comorbidades e crianças.