A oitava edição do boletim informativo do Busco Saúde destaca o aumento do número de usuários da plataforma e uma tendência de queda na média móvel de casos positivos de Covid-19 entre os monitorados. O sistema, desenvolvido por pesquisadores da UFJF, registra e acompanha os números ligados à doença, além dos sintomas informados pelos cadastrados.

Discentes, docentes, técnico-administrativos em educação (TAEs) e terceirizados da Universidade, principalmente os que atuam em atividades presenciais, devem se cadastrar no sistema e, caso tenham algum sintoma ou contato com caso confirmado de Covid-19, devem, obrigatoriamente, realizar a notificação.

Dados epidemiológicos

De forma geral, o cenário atual é estável com tendência de queda. Em termos de positivação dos casos monitorados houve, entre as semanas 46 e 47, 6,7% de casos positivos, o que representa uma queda em relação às semanas 44 e 45 que foi de 10,6%, mas que indica certa estabilidade.

Outra notícia positiva diz respeito ao crescimento de pessoas cadastradas na plataforma. Houve um aumento de 9,4% no número total de usuários, um número praticamente idêntico ao reportado no boletim anterior, totalizando 5.263 usuários. Destes, 71,7% são discentes, 13,3% docentes, 12,5% TAEs e 2,4% terceirizados.

O maior aumento ocorreu dentre os técnico-administrativos em educação, com 12,5% usuários a mais (658 TAEs), seguido por docentes (7,2%, com 700 cadastrados), discentes (3,8%, 3766 cadastrados) e terceirizados (1,6%, 129 cadastrados). No total, cerca de 80% dos usuários estão com automonitoramento ativo. 

Atenção redobrada

Priscila Capriles, professora do departamento de Ciência da Computação da UFJF e coordenadora geral do Busco Saúde, ressalta a importância de mantermos os hábitos de combate à pandemia para que a tendência de queda dos indicadores se mantenha, como o uso de máscaras, a higienização das mãos e o distanciamento social. Outro ponto fundamental é completar o esquema vacinal.

“Devemos ficar atentos às próximas semanas pois, com a chegada dos recessos de fim de ano, veremos uma queda nesses números. Consequentemente, com a retomada das atividades no início do próximo ano, poderemos acabar visualizando um aumento grande e repentino”, explica Priscila.

A pesquisadora reforça que “os casos suspeitos ou positivos devem manter o seu monitoramento pela Central de Atendimento até o final do seu afastamento pelo Busco Saúde, a fim de garantir a contenção do espalhamento do vírus na UFJF e avaliar as condições de saúde de cada usuário e sua evolução ao longo dos dias. É importante que as unidades fiquem atentas para receber de volta para as atividades presenciais aqueles que foram monitorados até o fim e que apresentarem a declaração de retorno emitida pelo Busco Saúde.”