Iniciam-se nesta quinta-feira, 12, a partir das 12h, as pré-matrículas on-line para os aprovados pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2021.2. Segundo a Coordenadoria de Assuntos e Registros Acadêmicos (Cdara), a inscrição remota é uma fase obrigatória na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e deve ser feita até às 23h59 da segunda-feira, 16 de agosto.

Faça a pré-matrícula online.

Após a pré-inscrição, o estudante precisa ficar atento ao cronograma disponibilizado na página da Cdara. De acordo com a Coordenadoria, o encaminhamento da documentação de matrícula deverá ser feito virtualmente entre os dias 23 e 26 de agosto.

A Cdara também já disponibilizou o cronograma  de matrículas e reclassificações para o Sisu 2021/2. Estão previstas sete listas de reclassificação e a primeira será divulgada no dia 1º de setembro.

Cronograma de Matrículas e Reclassificações do Sisu 2021/2.

Passei! E agora?

O primeiro passo é acompanhar a página da Cdara. No site estão listados todos os documentos oficiais como editais, portarias, documentação para matrícula, datas, informações sobre lista de espera, etc. Nem sempre na página principal do Portal da UFJF é possível encontrar os detalhes do processo. O site da Cdara é a fonte oficial e completa de informações.

Confira a página da Cdara.

Vale destacar que o candidato que enfrentar qualquer dificuldade na realização da pré-matrícula deve enviar e-mail para cdara@ufjf.edu.br , informando o ocorrido. Não serão aceitas matrículas após o período estabelecido.

Além disso, a UFJF também possui uma Central de Atendimento (CAT) que pode auxiliar os estudantes e indicar o procedimento correto, caso o convocado ainda esteja com dificuldades. Basta entrar em contato pelo endereço eletrônico faleconosco@ufjf.edu.br ou (32) 2102-3911 (fixo e Whatsapp).

Como faço a matrícula?

Como enviar a documentação?

Para acessar o sistema de envio de documentos para a matrícula, o candidato aprovado deve acessar a página do Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (Siga), clicar em “Meu primeiro acesso” e realizar o passo a passo: digitar o CPF no Passo 1 – campo “Login”; e clicar em “Receber código”, que será enviado para o e-mail informado na pré-matrícula.

Após receber o código, é preciso informá-lo, no Passo 2 – “Digite abaixo o código recebido” – e clicar em “Confirmar código”. O candidato, então, deve criar uma senha e clicar em “Envio de documentação para a matrícula”, informando usuário (CPF) e senha (criada no passo anterior).

Depois que o primeiro acesso for feito e a senha criada, se o ingressante precisar novamente entrar no sistema de envio da documentação para a matrícula, basta acessar o Siga; clicar em “Enviar documentação para a matrícula”; informar Usuário (CPF) e Senha.

O candidato deverá ler atentamente os termos da matrícula, preencher os formulários on-line solicitados e fazer o upload de todos os documentos dos anexos do Regulamento de Matrícula da UFJF, conforme o seu grupo de ingresso.

Os formatos de documentos aceitos são png, jpg, jpeg e PDF; o limite de tamanho para cada documento enviado é de 3MB. Para escanear por meio de celular, a Universidade recomenda o uso de aplicativos como o CamScanner, Adobe Scan, ou outro da preferência do ingressante. Todas as informações contidas nos documentos devem estar legíveis, sem rasuras ou cortes.

Confira todas as orientações para o envio da documentação.

Outras informações: Sistema de Seleção Unificada

Coordenadoria de Assuntos e Registros Acadêmicos (Cdara)

Acompanhe a UFJF nas redes sociais

Facebook: UFJFoficial