Neste domingo, 11, a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) finaliza a aplicação dos exames do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism). Com uma ausência de 2.709 candidatos, cerca de 19% dos 14.225 inscritos do módulo I do vestibular seriado, a movimentação em torno do campus começou a se intensificar a partir das 11h, considerando que os estudantes já tinham conhecimento de seus locais para a realização dos exames. No segundo dia de avaliações, os protocolos de biossegurança continuarão a ser observados e exigidos, conforme o edital.

No sábado, 10, a prova abordou temas como, por exemplo, eurocentrismo, queimadas no Pantanal, cálculo de glicemia e ativismo ambiental,  que estiveram presentes nas competências de Língua Portuguesa, Geografia, Matemática e Química do módulo I do Pism. Neste domingo, 11, os candidatos serão cobrados sobre as disciplinas de Literaturas, Biologia, Física e História com aplicação das avaliações das 13h às 17h30 em Juiz de Fora, Governador Valadares, Muriaé, Petrópolis e Volta Redonda.

Para o pró-reitor de Graduação, Cassiano Caon Amorim, a expectativa é que as avaliações transcorram bem, sem intercorrências, assim como as avaliações do sábado. “Reforçamos o pedido para que não haja aglomerações em torno dos locais de prova, para que os candidatos possam chegar mais cedo e cumprir os protocolos de biossegurança, conforme previsto no edital.  Além disso, aproveito para desejar boa prova para todos e todas.”

Cuidados

É preciso que os candidatos e acompanhantes tomem cuidado com as localizações das salas onde serão aplicadas as provas. De acordo com o representante da equipe de receptivo, Bruno Ribeiro, no primeiro dia das avaliações houve muitas dúvidas em relação ao lugar em que estão inseridos os prédios e institutos. “Apesar de nossa equipe ter esclarecido as dúvidas apresentadas pelos candidatos e acompanhantes, é preciso observar o mapa da UFJF para que sejam evitados equívocos similares aos de sábado.”

Para atender aos inscritos, a  Central de Atendimento (CAT) continua oferecendo seu serviço junto à organização do Pism. “Para entrar em contato conosco, estamos atendendo pelo Whatsapp (32) 2102-3911”, explica o coordenador Mauro Leopoldino.

“Estou ansioso para as provas de hoje, mas pretendo ficar relaxado para fazer bem os exames” diz Vitor. (Foto: Alexandre Dornelas)

Apoio familiar

O estudante juiz-forano, Vitor José Campos Oliveira, comenta que ainda não sabe para qual curso pretende prestar o vestibular seriado. Conta que as avaliações do primeiro dia foram complicadas, no entanto, alega que tentou resolver as questões da maneira mais fácil e buscou marcar as respostas mais prováveis. “Estou ansioso para as provas de hoje, mas pretendo ficar relaxado para fazer bem os exames.”

Acompanhando o filho, Elisangela Moreira Campos Oliveira explica que acha muito importante estar ao lado de Vitor em momentos decisivos, principalmente para dar apoio e segurança. “Procuro apoiar ele o tempo todo, tanto no Pism quanto no Ensino Nacional do Ensino Médio (Enem), já que ele fez as avaliações o ano passado para treinar. Além disso, acompanho no colégio, estou sempre junto a ele. Quando chega da escola, procuro perguntar o que aconteceu na aula, sobre as matérias, se ele entendeu. Procuro estar atenta a tudo.”

Amigas

Thayane e Lídia Gabriela pretendem uma vaga no curso de Medicina. (Foto: Alexandre Dornelas)

Vindas de Matias Barbosa, as amigas Thayane Cristina Masini e Lídia Gabriela de Lima têm algo em comum: ambas pretendem uma vaga no curso de Medicina. Segundo Thayane, as provas do primeiro dia foram tranquilas, mas acredita que se tivesse se preparado mais, teria ido melhor nas avaliações de química e matemática. “Nas provas de hoje vão cair História, Literaturas, Física e Biologia. Eu sou apaixonada por Biologia. Além disso, acompanhei o edital e os protocolos de biossegurança da UFJF, o que me deixa bem segura, pois  a UFJF segue o distanciamento social e o uso das máscaras o tempo todo. Nós só as tiramos para comer e beber água.”

Lídia conta que a expectativa é que as provas fossem bem mais difíceis. “Consegui responder tranquilamente as questões, mas achei a de Química difícil, pois não me preparei o suficiente. Na minha opinião hoje vai ser mais tranquilo porque são matérias que sempre tiro notas boas na escola.”

Recursos sobre questões e gabaritos

Os recursos sobre as formulações das questões e dos gabaritos de cada exame deverão ser protocolados pelo candidato ou pelo representante de estabelecimento de ensino junto à Central de Atendimento, na Reitoria, em Juiz de Fora, ou enviados por e-mail para vestibular@ufjf.edu.br , das 9h às 16h, nesta segunda, 12.

O recurso será interposto por meio de formulário próprio disponibilizado no site da Copese (www.ufjf.br/copese) e somente será analisado se constar as razões específicas para cada questão ou gabarito contestados. O resultado dos recursos será divulgado no dia 26 de agosto, no site da Copese.

As notas das provas sairão no dia 22 de setembro. Já o pedido de recurso deverá ser realizado pelos candidatos no dia seguinte, e o resultado final está previsto para o dia 29 de setembro.

Datas importantes Pism I UFJF - Arte Natã Miguel UFJF

Datas importantes Pism I UFJF – Arte Natã Miguel UFJF

Confira o edital do Pism.

Outras informações: vestibular@ufjf.edu.br   – Copese

Acompanhe a UFJF nas redes sociais

Facebook: UFJFoficial

Instagram: @ufjf