Ao todo, 11.506 candidatos fizeram provas em cinco municípios (Foto: Alexandre Dornelas)

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) encerrou, neste fim de semana, a edição 2021 do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism), com a aplicação de provas para os estudantes do módulo I. Inicialmente previsto para dezembro do ano passado, o programa sofreu adiamento por conta da pandemia da Covid-19 e devido às condições sanitárias dos municípios que sediavam provas, adotando a realização dos exames em três momentos diferentes (fevereiro, junho e julho) e separados por módulos. O módulo I concentrava o maior volume de inscritos (14.220) no processo seletivo seriado e, por isso, exigia atenção redobrada quanto aos protocolos de biossegurança. Mas a organização do processo avaliou como positivo todo o processo. “Mesmo no contexto de uma pandemia, é preciso destacar os esforços de todos os envolvidos para o seguimento dos protocolos, resguardando a proteção à vida. Desse modo, é oportuno agradecer a todos e todas que participaram desse processo”, destacou a vice-reitora, Girlene Alves.

Neste domingo, 11, o índice de faltosos manteve-se no mesmo patamar do dia anterior (19%). Dos 14.220 inscritos no módulo I, 2.714 não compareceram, nas cidades de Juiz de Fora, Governador Valadares, Muriaé, Petrópolis e Volta Redonda. Para o pró-reitor de Graduação da Universidade, Cassiano Caon Amorim, a equipe está satisfeita por ter conseguido executar o planejamento feito pela instituição. “Podemos avaliar positivamente este último dia de provas, pois não foram observados problemas na aplicação. Aproveitamos para agradecer todas e todos os trabalhadores que se empenharam para que tudo saísse conforme o planejado, principalmente as equipes da Copese que conduzem quase todo o processo. Aos candidatos, espero que estejam atentos aos gabaritos, aos prazos de recurso e aos resultados, conforme previsto no edital.”

Expectativa e confiança

Mariella Landim: “quero cursar Medicina” (Foto: Alexandre Dornelas)

No geral, os candidatos acharam as provas deste segundo dia de Pism I mais tranquilas do que as que foram aplicadas no sábado. É o caso de Mariella Landim, de Minduri, no Sul de Minas, que teve seu primeiro contato com a UFJF neste fim de semana. A jovem sonha cursar Medicina, para “ajudar a salvar muitas vidas”. “Escolhi a Universidade porque muita gente fala bem e também é um dos meus sonhos desde criança. Minha avó me ajudou muito e acho que aqui será o melhor lugar para eu cursar Medicina”.

Carolina Rodrigues, de Oliveira Fortes (MG), também está confiante para ingressar no curso de Psicologia. “Estudante sempre espera por uma oportunidade. E a UFJF é uma universidade que a gente ouve falar muito bem, as pessoas nos aconselham a estudar aqui. Estou confiante; achei um pouco complicado, mas a gente estuda, se prepara para isso.”

Já Willyan Martins ainda não sabe qual carreira irá seguir. O estudante de Silverânia (MG), porém, gostou das opções oferecidas pela UFJF e se sentiu seguro ao fazer as provas do vestibular seriado, mesmo em período pandêmico. “A gente fica com um pouco de medo, mas na hora que eu cheguei aqui, me senti mais confortável e tranquilo, por conta das medidas restritivas. Achei interessante o fato de cada um trazer a sua garrafinha d’água, todo mundo ficar de máscara. Fiz as provas sem preocupação”.

Willyan Martins: “Fiz as provas sem preocupação” (Foto: Alexandre Dornelas)

Temas

Impacto da mineração no processo de povoamento do Brasil; golpe militar de 1964; cidadania; comunidades quilombolas no país. Estes foram alguns dos temas abordados nas provas de Literaturas, Biologia, Física e História do módulo I neste domingo. O caderno de História, por exemplo, mostrou como a descoberta do ouro reorganizou a economia e o território no Brasil colonial. A mesma disciplina trouxe uma questão que evidenciava como a cidadania tem assumido diferentes significados ao longo da história. Também neste caderno, a resistência das comunidades quilombolas foi evidenciada como uma herança histórica do período colonial, garantida pela Constituição Federal. Durante a prova de Literaturas, por sua vez, os candidatos responderam questões relativas ao golpe militar de 1964, e a restrição de liberdades de opinião, comportamento e expressão no país.

Recursos sobre questões e gabaritos

Os recursos sobre as formulações das questões e dos gabaritos de cada exame deverão ser protocolados pelo candidato ou pelo representante de estabelecimento de ensino junto à Central de Atendimento, na Reitoria, em Juiz de Fora, ou enviados por e-mail para vestibular@ufjf.edu.br, das 9h às 16h, nesta segunda, 12.

O recurso deverá ser interposto por meio de formulário próprio disponibilizado no site da Copese (www.ufjf.br/copese) e somente será analisado se constar as razões específicas para cada questão ou gabarito contestados. O resultado dos recursos será divulgado no dia 26 de agosto, também na página da Copese.

As notas das provas sairão no dia 22 de setembro. Já o pedido de recurso deverá ser realizado pelos candidatos no dia seguinte, e o resultado final está previsto para o dia 29 de setembro.

Datas importantes Pism I UFJF - Arte Natã Miguel UFJF

Datas importantes Pism I UFJF – Arte Natã Miguel UFJF

O gabarito será disponibilizado às 19h.

Confira o edital do Pism.

Outras informações: vestibular@ufjf.edu.br   – Copese

Acompanhe a UFJF nas redes sociais

Facebook: UFJFoficial

Instagram: @ufjf