Seguindo a temática da 73ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), a programação da SBPC Jovem e Família conta com atividades multidisciplinares que envolvem áreas diversas. O evento tem início no dia 17 de julho e se estende até o dia 24; apenas no domingo, 18, não haverá ações programadas.

“A ciência está presente durante todo o processo da nossa vida. Não é uma atividade exclusiva dos cientistas. Ela tem o sentido de mostrar que todas as ciências fazem parte da nossa vida, da nossa humanidade”, Elói Teixeira, coordenador da SBPC Jovem e Família

De acordo com o coordenador da SBPC Jovem e Família, na 73ª Reunião Anual, professor Elói Teixeira, o principal diferencial deste ano em relação à edição anterior é a possibilidade de interação nas oficinas que serão ministradas ao vivo. “No ano passado, as atividades foram basicamente virtuais, desta vez teremos a participação direta dos estudantes, crianças e adolescentes, nosso principal público”, assegura. 

A água no planeta, a vida no futuro, algoritmo ou desafios de lógica são alguns dos tópicos que serão abordados nos encontros virtuais. Para Elói Teixeira, a diversidade remete ao cotidiano das pessoas, são temas que efetivamente estão relacionados ao dia a dia das pessoas, especialmente dos mais jovens. 

“A divulgação científica tem o propósito de mostrar que a ciência está presente durante todo o processo da nossa vida. Não é uma atividade exclusiva dos cientistas que estão nos seus laboratórios. Ela tem o sentido de mostrar que todas as ciências fazem parte da nossa vida, da nossa humanidade”, reflete. 

II Colônia de Férias Científica

A Colônia de Férias Científica do Centro de Ciências da UFJF vai abrir nesta semana inscrições para que crianças de todo o país possam participar. Ao todo, serão 20 salas simultâneas, com até 27 crianças, sendo uma de cada unidade federativa. Os encontros vão acontecer de segunda a sexta-feira, das 16h às 17h.

Confira a programação completa da SBPC Jovem e Família.

Serão atividades de Física, Química, Biologia, Astronomia e Matemática. A proposta é que cada participante possa participar, interagir e fazer seus experimentos. Todo o material necessário será divulgado com antecedência para que os responsáveis possam providenciar. A organização reforça que todas as atividades serão realizadas por meio de itens simples e de fácil acesso.

SBPC

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e a UFJF realizarão a 73ª Reunião Anual da SBPC entre os dias 18 e 24 de julho de 2021. Com o tema Todas as Ciências são Humanas e Essenciais à Sociedade, a reunião acontece inteiramente de forma virtual, devido à pandemia do coronavírus e à continuidade das medidas de isolamento social como medida mais eficiente, disponível no momento, para conter a disseminação da covid-19.

Minicursos com inscrições abertas
As matrículas para os webminicursos do evento estão abertas até dia 18 de julho. Ao todo, nesta edição, são 34 minicursos que abrangem temas de diversas áreas do conhecimento. A lista completa está disponível on-line, assim como a matrícula para participar. Referentes ao campo das Ciências Exatas, por exemplo, são ofertados os cursos “O uso dos experimentos mentais como uma possível metodologia de ensino para matemática”, “Modelagem matemática e computacional na covid-19″ e “Recursos e estratégias para o ensino online e ativo da química”. Já os entusiastas da divulgação científica poderão participar de cursos como “Divulgação científica: o desafio de incluir diferentes públicos”, “Metodologia e divulgação científica” e “Redes sociais para divulgação da ciência”.

Outras informações:

Programação SBPC Jovem e Família

Site oficial da 73ª Reunião Anual da SBPC

A programação completa da 73ª Reunião Anual da SBPC traz nomes de projeção no cenário científico nacional e acontece entre os dias 18 e 23 de julho, sendo transmitida pelos canais SBPCnet, TV UFJF, Centro de Ciências UFJFCritt – UFJF, UFJF Notícias e Revista A3 UFJF. Inscreva-se para não perder!

Acompanhe a UFJF nas redes sociais:

Facebook: UFJFoficial

Instagram: @ufjf

Twitter: @ufjf_

Youtube: TVUFJF