Curtiu nosso mascote Quark da SBPC na UFJF? Compartilhe em nas redes sociais e marque a @UFJF.

A programação da SBPC Jovem e Família apresenta oficinas interativas e atividades multidisciplinares que envolvem várias áreas do conhecimento. O evento, organizado pelo Centro de Ciências da UFJF, segue a temática da 73ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

O professor Elói Teixeira, coordenador do evento, destaca que o principal diferencial deste ano em relação à edição anterior é a possibilidade de interação nas oficinas que serão ministradas ao vivo. “No ano passado, as atividades foram basicamente virtuais, desta vez teremos a participação direta dos estudantes, crianças e adolescentes, nosso principal público”, assegura.

Um dos destaques da programação é a II Colônia de Férias Científica do Centro de Ciências da UFJF, que foi considerada um grande sucesso no início deste ano. Com foco nos estudantes do Ensino Fundamental I, a edição de inverno busca aproximar as crianças da rotina de um cientista. O evento acontecerá entre os dias 19 e 23 de julho, e as inscrições terminam hoje (16). Entretanto, para aqueles que não realizarem a inscrição, a Colônia de Férias também será transmitida no canal do Centro de Ciências, das 16h às 17h.

Serão desenvolvidas atividades de Física, Química, Biologia, Astronomia e Matemática. A proposta é que cada participante possa participar, interagir e fazer seus experimentos, e todo o material necessário será divulgado com antecedência para que os responsáveis possam providenciar. A organização reforça que todas as atividades serão realizadas por meio de itens simples e de fácil acesso.

A água no planeta, a vida no futuro, algoritmo ou desafios de lógica são alguns dos tópicos que serão abordados nos encontros virtuais. Para Teixeira, a diversidade remete ao cotidiano das pessoas, são temas que efetivamente estão relacionados ao dia a dia das pessoas, especialmente dos mais jovens. A programação completa da SBPC Jovem e Família está disponível no site do Centro de Ciências.

“A divulgação científica tem o propósito de mostrar que a ciência está presente durante todo o processo da nossa vida. Não é uma atividade exclusiva dos cientistas que estão nos seus laboratórios. Ela tem o sentido de mostrar que todas as ciências fazem parte da nossa vida, da nossa humanidade”, reflete.

SBPC

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e a UFJF realizarão a 73ª Reunião Anual da SBPC entre os dias 18 e 24 de julho de 2021. Com o tema Todas as Ciências são Humanas e Essenciais à Sociedade, a reunião acontece inteiramente de forma virtual, devido à pandemia do coronavírus e à continuidade das medidas de isolamento social como medida mais eficiente, disponível no momento, para conter a disseminação da covid-19.

Minicursos com inscrições abertas

As matrículas para os webminicursos do evento estão abertas até este domingo (18). Ao todo, nesta edição, são 34 minicursos que abrangem temas de diversas áreas do conhecimento. A lista completa está disponível on-line, assim como a matrícula para participar. Referentes ao campo das Ciências Exatas, por exemplo, são ofertados os cursos “O uso dos experimentos mentais como uma possível metodologia de ensino para matemática”, “Modelagem matemática e computacional na covid-19″ e “Recursos e estratégias para o ensino online e ativo da química”. Já os entusiastas da divulgação científica poderão participar de cursos como “Metodologia e divulgação científica”, “Redes sociais para divulgação da ciência” e “Divulgação científica: o desafio de incluir diferentes públicos”, que teve o número de vagas ampliado em função do grande número de interessados.

Outras informações:

Programação SBPC Jovem e Família

Site oficial da 73ª Reunião Anual da SBPC

A programação completa da 73ª Reunião Anual da SBPC traz nomes de projeção no cenário científico, político e cultural nacional e acontece entre os dias 18 e 23 de julho, sendo transmitida pelos canais – Inscreva-se nos canais e compartilhe as atividades para não perder nada:

SBPCnet

TV UFJF