A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) torna pública a programação oficial da 73ª Reunião Anual (RA), realizada em parceria com a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O evento acontece entre os dias 18 e 24 de julho de forma inteiramente on-line, sediando conferências, mesas-redondas, webminicursos, painéis e sessões de bate-papo. Confira também a programação da SBPC Jovem e Família e a SBPC Cultural.

De acordo com organizadores do evento, a programação é preparada a fim de apresentar um panorama amplo do que de melhor se faz em ciência no Brasil. “A SBPC prioriza propostas que envolvem múltiplas disciplinas do saber. Outro ponto importante é a maior representação possível entre palestrantes e conferencistas; é evitado que a mesma conferência ou mesa-redonda tenha mais de um palestrante da mesma instituição, por exemplo”, adianta o pesquisador Rodrigo Weber. Tanto ele quanto Nathan Barros, ambos professores da UFJF, atuam na coordenação da Comissão de Programação Científica (CPC) da 73ª Reunião Anual.

“A organização identifica propostas com temas atuais e interdisciplinares. A SBPC consulta todas as sociedades científicas conveniadas a ela, bem como dentro da instituição que será sede do evento”, explica o pesquisador Nathan Barros. “O maior desafio foi escolher, entre tantas propostas consideradas excelentes, aquelas que iriam compor a programação do evento. Foi necessário também evitar repetições de temas e fundir aquelas ideias que eram consideradas semelhantes”, ponderam os coordenadores. Segundo a organização, trata-se da programação preliminar pois a mesma ainda está sujeita a eventuais alterações.

Minicursos com inscrições abertas
As matrículas para os webminicursos do evento estão abertas até dia 18 de julho. Ao todo, nesta edição, são 34 minicursos que abrangem temas de diversas áreas do conhecimento. A lista completa está disponível on-line, assim como a matrícula para participar. Referentes ao campo das Ciências Exatas, por exemplo, são ofertados os cursos “O uso dos experimentos mentais como uma possível metodologia de ensino para matemática”, “Modelagem matemática e computacional na covid-19″ e “Recursos e estratégias para o ensino online e ativo da química”. Já os entusiastas da divulgação científica poderão participar de cursos como “Divulgação científica: o desafio de incluir diferentes públicos”, “Metodologia e divulgação científica” e “Redes sociais para divulgação da ciência”.

Conferências
Entre os temas que serão debatidos nas conferências estão “Pronasolos: diretrizes e desafios de inovação à comunidade científica”, “A importância da divulgação científica na pandemia”, “A mídia na escola: caminhos para a alfabetização midiática”, “A obra de Paulo Freire”, “Covid-19 e os desafios do complexo econômico-industrial da saúde no Brasil”, “O desmantelamento das políticas ambientais no Brasil em cenários de pandemia da covid-19”, “Sistema Único de Saúde do Brasil: os primeiros 30 anos e perspectivas para o futuro”,  entre outros.

Mesas-redondas
Entre alguns dos assuntos discutidos nas mesas-redondas estão “Emergência climática, políticas ambientais e desafios à educação ambiental”, “Diplomacia da inovação: oportunidades para o Brasil”, “Direitos das mulheres no Brasil: onde estamos e para onde vamos”, “Inovação e ecossistemas de empreendedorismo”, “A Década do oceano no Brasil”, “Despejo e violência contra indígenas e quilombolas durante a pandemia”, além de outros.

Painéis
Temas como “A CT&I no Brasil-quadro atual”, “Liberdade de direitos humanos”, “Universidade pública e a pandemia da covid-19: produção de conhecimento para o benefício da sociedade”, “Desindustrialização no Brasil”, “Proantar: ciência brasileira na Antártica para o mundo”, “Populações tradicionais na pandemia covid-19: gestão territorial e soberania de dados”, “Rumo à independência – as comemorações do bicentenário” e “A situação da pandemia no Brasil”, serão discutidos nos painéis.

Sessões de bate-papo
Nesta edição, a Reunião Anual terá três sessões de “Bate-papo”, sempre marcadas para as 20 horas, que debaterão “A violência na sociedade brasileira”, “A democracia no Brasil e as visões brasileiras” e “Análise de documentos do governo federal sobre a pandemia”.

Outras informações:
Site oficial da 73ª Reunião Anual da SBPC

A programação completa da 73ª Reunião Anual da SBPC traz nomes de projeção no cenário científico nacional e acontece entre os dias 18 e 23 de julho, sendo transmitida pelos canais SBPCnet, TV UFJF, Centro de Ciências UFJFCritt – UFJF, UFJF Notícias e Revista A3 UFJF. Inscreva-se para não perder!

*Matéria editada dia 29/06/2021