Em 1972, no V Festival de Música Popular Brasileira de Juiz de Fora, a cantora Clara Nunes saiu vencedora da edição ao defender Tristeza Pé no Chão, música que seria um dos maiores hits da intérprete. O autor desta composição que ficou 16 semanas nas paradas nacionais de sucesso e permanece um clássico da música brasileira é o juiz-forano Armando Fernandes Aguiar, o Mamão. Em Piano e Voz na Poesia de Mamão, atração desta quarta-feira, 21, na programação da SBPC Cultural, o sambista é celebrado em versão intimista pela dupla Victor Cassemiro (piano) e Alexandre Pereira (voz).

Com o objetivo de destacar o lirismo de suas composições, a proposta busca ressaltar a riqueza de harmonias criadas por Mamão. Além da consagrada Tristeza Pé no Chão, que contabiliza mais de 30 gravações no Brasil e várias também no exterior, a dupla interpreta composições como EndereçoDecisãoPobre de VocêAmor Nem Pensar e Cidade Iluminada, que ganham sonoridades clássicas ao piano de Cassemiro e na voz de Alexandre Pereira, intérprete com participação em várias montagens de óperas, musicais e shows.

A dupla apresenta sua proposta como “uma forma de homenagear este grande compositor e ampliar ainda mais o alcance de sua música com novas leituras”. Considerado um dos mais importantes nomes da música popular de Juiz de Fora, Mamão, que completa 83 anos em 2021, é autor de mais de 200 sambas. Entre o final dos anos 1960 e início dos 70 – a “era dos festivais” –, o compositor iniciou sua carreira musical concorrendo nesses eventos, que voltou a vencer em 1973, com a música Baianeiro.

Entre suas contribuições para o mundo do samba em Juiz de Fora está o tradicional Bloco do Beco, do qual é um dos fundadores. Piano e Voz na Poesia de Mamão foi um dos contemplados pelo Prêmio Janelas Abertas de Incentivo à Cultura, realizado pela Pró-reitoria de Cultura da UFJF como iniciativa de apoio ao meio artístico durante a pandemia de Covid-19.

As apresentações da SBPC Cultural acontecem diariamente, a partir das 21h30, pelo canal do YouTube da SBPC (@SBPCnet).

UFJF lança hotsite com todas as notícias sobre a 73ª Reunião Anual. Fique por dentro!