Curtiu nosso mascote Quark da SBPC na UFJF? Compartilhe em nas redes sociais e marque a @UFJF.

Com o tema “Todas as ciências são humanas e essenciais à sociedade”, tem início, neste domingo, 18, a 73ª edição da Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). O evento, que ocorre integralmente on-line por conta da pandemia de Covid-19, será realizado em parceria com a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A cerimônia de abertura começa às 18h30 e será transmitida pelo canal da SBPC no YouTube, com a participação do presidente da SBPC, Ildeu Moreira, do reitor da UFJF, Marcus David, e da prefeita municipal de Juiz de Fora, Margarida Salomão (PT), além de representantes de entidades científicas e outras autoridades. O Coral da UFJF encerrará a noite com a interpretação da música Angélica, composta por Chico Buarque e Miltinho para a estilista Zuzu Angel, morta pela mesma ditadura que assassinou seu filho, Stuart Angel, na década de 1970. A programação segue até o dia 24. 

O reitor da UFJF, ressalta o orgulho da instituição em receber e partilhar a organização da Reunião Anual da SBPC; “é, certamente, um dos maiores eventos da ciência nacional. Em um momento em que fica tão evidente para toda a sociedade a importância da ciência como uma forma de enfrentarmos momentos tão difíceis, sediar um evento como esse ganha uma expressão ainda maior, pois valoriza a ciência, a pesquisa e as universidades públicas brasileiras”, enfatiza Marcus David.

A Semana contará com uma programação intensa, com painéis, mesas redondas, conferências, apresentações culturais na SBPC Cultural, premiações e muitas atividades científicas interativas na SBPC Jovem e Família. As atividades terão entre os participantes pesquisadores renomados e gestores do sistema estadual e nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I).

A programação científica se soma às atividades da SBPC Inovação e SBPC Afro e Indígena. No total, serão realizadas, ao longo da Semana, 32 conferências, 52 mesas-redondas, 22 painéis, quatro sessões especiais e três oficinas de bate-papo. Também serão oferecidos 34 WEBMinicursos, com carga horária de oito horas, em diversas áreas do conhecimento. As inscrições on-line vão até o domingo dia 18 de julho.

A pró-reitora de Pós-graduação e Pesquisa da UFJF, Mônica Ribeiro de Oliveira, destaca que a realização do evento é o resultado de um grande esforço institucional. “Agradecemos a toda comunidade científica que respondeu prontamente aos nossos convites, desde a indicação do tema para a Reunião até a rica oferta de mesas, painéis e conferências. O tema da Semana cumpre um duplo papel nos dias de hoje: parte do princípio de que a ciência é uma construção coletiva e deve produzir conhecimentos em diferentes áreas para a promoção do bem público; como também valoriza as Ciências Humanas, atualmente muito desfavorecidas pelas atuais políticas de fomento”.

Neste ano o evento terá, ainda, três sessões de bate-papo, sempre às 20 horas, que debaterão “A violência na sociedade brasileira”, “A democracia no Brasil e as visões brasileiras” e “Análise de documentos do Governo Federal sobre a pandemia”.

Universidade pública e pandemia

Na segunda-feira, 19, o reitor da UFJF participa da mesa “Universidade Pública e a Pandemia do Covid-19: Produção de Conhecimento para o Benefício da Sociedade”. As discussões, que iniciam-se às 9h, contam com as presenças dos gestores das universidades federais de Brasília (UnB), Márcia Abrahão Moura; Goiás (UFG), Edward Madureira Brasil; Bahia (UFBA), João Carlos Salles Pires da Silva; Paraná (UFPR), Ricardo Marcelo Fonseca; e Minas Gerais (UFMG), Sandra Regina Goulart Almeida.

Segundo a reitora da UFMG, trata-se de uma oportunidade de reiterar para a sociedade brasileira o quanto as instituições de ensino superior públicas têm contribuído para o desenvolvimento do país, em especial no combate à pandemia. “As universidades são um importante patrimônio do país, são necessárias, essenciais e imprescindíveis, sobretudo no atual contexto de pandemia. Somos indispensáveis para o desenvolvimento do país, para que nos tornemos cada vez mais inovadores, com uma economia que cresce de forma sustentável e soberana, sem dependências de outros países, e para que nos tornemos um país menos desigual. Garantir sua sustentabilidade é garantir o futuro do país e das gerações vindouras”, argumenta Sandra Regina Goulart. 

Ainda na programação de segunda-feira, 19, três pesquisadores da UFJF irão compor a programação. Confira os temas nos links:

Como parte da SBPC Afro e Indígena, o pesquisador e Diretor de Ações Afirmativas da UFJF, Julvan Moreira, faz parte da mesa-redonda: Os caminhos e os desafios da descolonização científica  , que acontece a partir das 9h pelo canal do YouTube da Revista A3.

Dentro da programação da SBPC Educação, a pesquisadora da UFJF e coordenadora do Grupo de Educação Ambiental (GEA), Angélica Consenza, estará na mesa-redonda: Os desafios enfrentados pelo Brasil frente à emergência climática mundial e o impacto de políticas ambientais – ou o boicote das mesmas. A mesa também tem início às 9h e será transmitida pelo canal do YouTube do Centro de Ciências UFJF.

Na parte da tarde, a partir das 16h30, a pesquisadora da UFJF, Rossana Melo, faz parte da conferência: Microscopia como forma de arte e de divulgação científica, transmitida pelo canal TV UFJF.

Confira aqui a programação completa da 73ª Reunião Anual da SBPC.

WEBMinicursos

Os interessados em realizar alguns dos 34 WEBMinicursos podem se matricular  até o dia 18 de julho. As iniciativas contam com quatro aulas, sendo as três primeiras videoaulas gravadas e disponibilizadas até 25 de julho. A última, ao vivo, será transmitida pela plataforma Zoom e realizada em data específica. Cada minicurso tem carga horária de oito horas, com direito a certificado de frequência para quem assistir a todas as aulas gravadas e à aula ao vivo. Os interessados podem se inscrever em até cinco minicursos. Confira a lista completa.

SBPC Jovem e Família

A programação da Semana conta com a SBPC Jovem e Família que apresentará atividades multidisciplinares que envolvem todas as áreas do conhecimento. As atividades, totalmente virtuais e abertas a todos, têm início no dia 17 e se estendem até o dia 24; apenas no domingo, 18, não haverá ações programadas. A água no planeta; a vida no futuro; e algoritmo ou desafios de lógica; são alguns dos tópicos que serão abordados nos encontros.

Entre as atrações da SBPC Jovem e Família está aII Colônia de Férias Científica do Centro de Ciências da UFJF – Edição de Inverno”, que será realizada de 19 a 23 de julho, no formato online. Serão 20 vagas por cada estado do Brasil e cada sala de transmissão terá crianças de várias regiões do país. As inscrições vão até o dia 16.

SBPC Cultural

Já a SBPC Cultural terá apresentações musicais, de teatro e ópera e será exibida diariamente, a partir das 21h30, pelo canal da SBPC no YouTube. O objetivo é divulgar expressões e valores artísticos, locais e regionais.

A sessão de abertura será encerrada com a apresentação do Coral da UFJF, um dos mais antigos corais brasileiros, com atividades ininterruptas há 55 anos, comemorados em 2021.

A programação completa da 73ª Reunião Anual da SBPC traz nomes de projeção no cenário científico, político e cultural nacional e acontece entre os dias 18 e 23 de julho, sendo transmitida pelos canais – Inscreva-se nos canais e compartilhe as atividades para não perder nada:

SBPCnet

TV UFJF

Centro de Ciências UFJF

Critt – UFJF

UFJF Notícias

Revista A3 UFJF