Provas aconteceram em cinco cidades, seguindo protocolos de biossegurança (Foto: Alexandre Dornelas)

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) cumpriu o desafio de aplicar as provas do módulo II do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) sem aglomerações e dentro dos protocolos de segurança. Mesmo diante de um número maior de inscritos do que no módulo III, realizado no fim de fevereiro, as provas transcorreram em clima de tranquilidade e sem incidentes. Neste domingo, 27, o índice de faltosos ficou em 19%, considerando os cinco municípios de aplicação – Juiz de Fora, Governador Valadares, Muriaé, Volta Redonda e Petrópolis. Na cidade do campus sede, a abstenção foi de 17,25%.

“Precisamos reconhecer a participação de mais de 80% dos inscritos no processo e, para cada um deles, nosso agradecimento pela escolha da UFJF. Precisamos reconhecer, também, o compromisso e o zelo de todos os que trabalharam para que essa etapa se concretizasse. Além do trabalho habitual, ainda incorporaram o cuidado com os protocolos de biossegurança. Realizamos um processo no qual trabalhadores e candidatos incorporaram mais um elemento importante em tempos de pandemia: o de proteção à vida”, destacou a vice-reitora da UFJF, Girlene da Silva.

Em Governador Valadares, candidatos foram recebidos com tranquilidade para entrada em sala (Foto: Luiz Eduardo/UFJF)

Os cadernos de prova dos dois dias de exames e os respectivos gabaritos estarão disponíveis ainda neste domingo, a partir das 18h30 no site da Copese. Os interessados em protocolar pedidos de recursos devem baixar o formulário próprio no site e enviar o pedido por e-mail vestibular@ufjf.edu.br ou comparecer na Central de Atendimento, no campus Juiz de Fora, nesta segunda-feira, dia 28, das 9h às 16h. Os e-mails também são recebidos apenas neste horário.  As notas dos módulos I e II do Pism serão publicadas em 22 de setembro.

Provas abordaram pandemia

Natural de Paraíba do Sul (RJ), Sarah Pinho Rosalla achou pertinentes as questões da prova cuja temática era a Covid-19. A jovem afirma, inclusive, que a pandemia foi determinante para a escolha de sua futura profissão. “Este ano as provas estão mais fáceis e objetivas, com bastante questões relacionadas à Covid-19. Escolhi Psicologia, justamente porque a gente vê o quanto é necessário o acompanhamento psicológico, para as pessoas aguentarem a pressão.”

Os amigos de Três Rios (RJ) sonham com o ingresso na Universidade, mas acharam as provas difíceis (Foto: Alexandre Dornelas)

Os amigos Vivian Lima e Ariel Pietro, de Três Rios (RJ), ainda não sabem exatamente quais carreiras irão escolher. E, ao contrário de Sarah, encontraram mais dificuldade nas provas. Mesmo assim, não desistiram ainda do sonho de cursar uma a graduação em uma universidade pública.

“Foi difícil, principalmente Biologia”, aponta o jovem, que é completado pela sua amiga: “História também!”. Vivian argumenta que a proximidade com a cidade-natal é um dos fatores motivadores da escolha pela UFJF. “Aqui é minha prioridade. Além de ser perto (de Três Rios), só vejo coisas boas sobre a Universidade. Já visitei o campus várias vezes e não tenho do que reclamar”.

Expectativas atingidas e preparação para o módulo I

O pró-reitor de Graduação da Universidade, Cassiano Amorim, destacou, novamente, a serenidade do processo seletivo, mesmo tendo sido realizado em período pandêmico. “Estivemos acompanhando toda a realização do certame, as provas no campus, fora do campus, em Juiz de Fora e em todos os municípios em que elas aconteceram. As equipes de biossegurança trabalharam observando o cumprimento dos protocolos e, dessa maneira, tudo saiu conforme o planejado”.

Ainda segundo o pró-reitor, a separação das datas de aplicação dos módulos – antes feitos simultaneamente – trouxe mais segurança para a organização do processo, o que foi fundamental diante do contexto sanitário. A experiência acumulada durante os eventos também é importante para implementar ajustes e aprimoramentos, por isso, a Universidade já se prepara para o módulo I, que tem provas previstas para os dias 10 e 11 de julho.

Leia a cobertura completa do Pism II:

Candidatos apontam expectativas para o segundo dia de provas do módulo II do Pism

Acompanhe em tempo real o segundo dia de provas do Pism II em Governador Valadares

Temas atuais marcam primeiro dia de prova do Módulo II do Pism 2021

UFJF conclui primeiro dia de aplicação de provas do Pism II

Provas do módulo II do Pism começam com tranquilidade no campus universitário

Acompanhe em tempo real o primeiro dia de provas do Pism II em Governador Valadares

Outras informações: vestibular@ufjf.edu.br

Copese