Estudantes aguardam para entrada nas salas (Foto: Alexandre Dornelas)

Já devidamente situados sobre seus locais de prova, os candidatos do módulo II do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) chegaram com tranquilidade no campus sede da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O movimento começou a se intensificar a partir das 11h, principalmente com os estudantes vindos de outras cidades. Os protocolos de biossegurança, como uso de máscara, continuaram sendo observados como no primeiro dia de exames, no sábado, 26.

Neste domingo, os candidatos serão cobrados sobre as competências de Literaturas, Biologia, Física e História com aplicação de provas das 13h às 17h30 em Juiz de Fora, Governador Valadares, Muriaé, Petrópolis e Volta Redonda. O pró-reitor de Graduação, Cassiano Amorim, reforça a necessidade de as pessoas que estiverem circulando pelo campus seguirem as normas de biossegurança. Já para os candidatos, as recomendações são as mesmas do dia anterior. “Chegar mais cedo e se possível e evitar as aglomerações. É importante se alimentar bem, trazer água em garrafas com corpo transparente, usar as máscaras, como exige o edital, e, para aqueles que puderem, trazer o álcool em gel para higienizar as mãos sempre que possível.”

Segundo o pró-reitor, o primeiro dia de provas transcorreu conforme o planejado e o índice de ausência, cerca de 19%, já era o esperado, diante da crise sanitária. Para atender aos inscritos, a  Central de Atendimento (CAT) continua atuante e em serviço junto à organização do Pism. “Para entrar em contato conosco, estamos atendendo pelo whatsapp (32) 2102-3911”, explica o coordenador Mauro Leopoldino.

De longe

Irmãs Anelise e Rayane, naturais de Joaíma, no Vale do Jequitinhonha, escolheram a UFJF mesmo estando longe de casa (Foto: Alexandre Dornelas)

Depois da realização de uma viagem de cerca de 23h para chegar em Juiz de Fora,  Anelise Nunes Siqueira estava acompanhada da irmã e estudante do curso de Engenharia Elétrica, Rayane Nunes Siqueira. Vinda de Joaíma, cidade localizada do Vale do Jequitinhonha (MG), conta que ainda não definiu para qual curso se inscrever, mas entre as opções, cogita tentar Medicina. Durante o primeiro dia das provas do vestibular seriado, explica que gostou muito das avaliações das áreas de humanas. “Geografia e Português foram bem fáceis. Química dava para fazer, mas Matemática eu achei um pouco difícil, ainda mais as abertas.”

Já em relação ao segundo dia de provas, Anelise acredita que está mais preparada para os conteúdos programáticos que serão cobrados neste domingo e comenta sobre a preparação a distância. “Eu estudo no Instituto Federal do Norte de Minas Gerais, faço curso técnico de Informática integrado ao Ensino Médio. Apesar das aulas não serem presenciais, os professores nos dão um suporte muito grande. Mesmo com as dificuldades, consegui me preparar para o Pism. Além disso, o fato da minha irmã já morar e estudar aqui, facilita um pouco.”

Vinda de Dores do Turvo, durante uma viagem que equivale a quatro horas na estrada, a estudante Mirela Rodrigues Vieira conta que, diante da pandemia, precisou estudar on-line para se preparar para o vestibular seriado. “Estudar ficou um pouco mais difícil porque é algo novo. Estávamos acostumados a ir à escola e depois de deixarmos de ir. Essa mudança mexeu muito com a gente. No primeiro dia do Pism, a prova que achei mais difícil foi a de matemática, mas hoje será mais fácil para mim,  pois serão cobradas as matérias de História e Literatura.”

Amigos apontam as provas de exatas como as mais difíceis

Os amigos Daniel, Ana Luisa e Isabelle consideraram as provas de Matemática e Química, no primeiro dia, como as mais difíceis (Foto: Alexandre Dornelas)

Os amigos Daniel Rodrigues dos Santos, Ana Luísa Odílio e Isabelle Rezende vieram da cidade de Três Rios e chegaram ainda pela manhã ao campus da UFJF. Rodrigues ainda não sabe para qual graduação deseja seguir, mas tem interesse pela área de saúde. “As provas de ontem estavam bem difíceis, ainda mais as de Matemática e Química. Para as de hoje, estudei e trago essa bagagem para fazer as avaliações.”

Já Ana Luísa está em dúvida entre os cursos de Biologia e História, comenta sobre os protocolos de biossegurança e diz que sentiu-se tranquilizada. “A minha sala de aula estava bem segura e houve cumprimento de todos os protocolos, inclusive, apesar de ter umas 20 pessoas no mesmo ambiente que eu, havia uma boa separação entre as carteiras. A faculdade estava bem preparada nesse quesito.”

Isabelle também pretende tentar uma vaga em algum curso da área de saúde e explica que, com a pandemia, pegou o edital do Pism e estudou em casa, por meio de videoaulas, para se preparar para o vestibular seriado, já que a maioria dos cursinhos preparatórios estavam fechados. “Na prova de ontem, a parte de Humanas foi bem tranquila, porém tenho dificuldade em Exatas e achei mais difícil. Hoje estou animada porque teremos Biologia, uma matéria que eu gosto bastante, mas a de Física me deixa preocupada.”

Outras informações: vestibular@ufjf.edu.br    – Copese

Acompanhe a UFJF nas redes sociais

Facebook: UFJFoficial

Instagram: @ufjf