Estudantes chegaram ao campus com antecedência, e entraram para as provas às 13h (Foto: Carolina de Paula)

Depois de uma semana de bastante frio, o sol abriu neste sábado, 26, em Juiz de Fora para receber os candidatos do módulo II do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism). No campus da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), o movimento começou por volta das 10h, com abertura dos portões às 11h30. As provas acontecem, ainda, nas cidades de Governador Valadares, Muriaé, Petrópolis e Volta Redonda, e reúnem cerca de 12 mil candidatos. Acompanhe a cobertura nos stories @ufjf.

No primeiro dia dos exames, são cobradas as competências de Língua Portuguesa, Geografia, Matemática e Química. De acordo com o pró-reitor de Graduação, Cassiano Caon Amorim, a expectativa é que o Pism transcorra bem, conforme o planejamento feito pela instituição. Amorim ainda aponta que, acrescido às exigências sobre os conteúdos programáticos do vestibular seriado, há o fato de estarmos vivendo uma pandemia que exige outros cuidados para a garantia da realização das provas, como, por exemplo, os protocolos de biossegurança. 

Conferência dos documentos e normas de biossegurança na porta das salas (Foto: Carolina de Paula)

“Para a realização do módulo II do Pism, nós observamos os detalhes que precisavam ser melhorados, principalmente no que se refere aos protocolos de biossegurança, como, por exemplo, o uso de máscaras adequadas, a higienização das mãos com álcool em gel, a questão da alimentação ser realizada fora das salas de aulas. Pedimos também cuidado para que sejam evitadas aglomerações por candidatos, familiares e amigos nos lugares ao entorno das provas.”

Os portões são fechados impreterivelmente às 13h e as provas acontecem até às 17h30. “Os estudantes devem trazer canetas, de corpo transparente, azul ou preta. A régua, bem como as garrafas de água, também devem ser transparentes. Além disso, é preciso redobrar a atenção aos protocolos de biossegurança, como o uso de máscaras adequadas, a higienização das mãos e todos as outras normativas que orientamos devem ser cumpridas.”

Suporte

A Central de Atendimento (CAT) está atenta para as demandas que possam vir a acontecer durante a aplicação das provas do módulo II do Pism. Caso o candidato tenha alguma intercorrência ou dúvida,  deve procurar o setor. “Fazemos um alerta para que o candidato calcule o tempo de deslocamento para evitar chegar atrasado e, caso precise de um atendimento na CAT, impossibilite sua chegada em horário hábil até o local de provas. Excepcionalmente, neste final de semana, a Central de Atendimento vai atender as demandas exclusivamente que forem direcionadas ao Pism. O contato pode ser feito  pelo seu WhatsApp (32)2102-3939”, explica o coordenador de Atendimento, Mauro Eduardo Leopoldino.

Uma equipe de Receptivo também atua no campus e nos demais locais de prova da cidade para auxiliar os candidatos. São cerca de cem integrantes vestindo coletes cinza, crachás vermelho, e equipamentos de segurança.

Expectativa estudantil

Lucas Fernandes já sabe a carreira que quer seguir na área da Saúde (Foto: Carolina de Paula)

Acompanhado do irmão médico, Matheus Campos Fernandes, e da cunhada enfermeira, Eloisia Maria Borel, o estudante, vindo de Três Rios (RJ), Lucas Campos Fernandes já sabe para qual curso dedicar os estudos: Medicina. Para se preparar para os exames do módulo II do Pism, além das atividades oferecidas pelo colégio, também buscou aulas on-line e estudou sozinho. “Sobre os protocolos de biossegurança, acho importante, pois no meio da pandemia é preciso ter esse cuidado.”

Junto das amigas Lettícia de Souza Moreira, Maria Eduarda Santos e Amanda Coutinho, a estudante Raíssa Ribeiro, também vinda de Três Rios, tem interesse no curso de Serviço Social. “Escolhi a UFJF porque, além de ser em uma cidade próxima da minha, quem não teria o sonho de estudar aqui?” Além disso, acredita que as provas de exatas serão as mais complicadas. “Estudei em casa para o Pism II. Agora vou fazer os exames na fé e na coragem”, brinca.

De Três Rios, o grupo de amigas chegou cedo ao campus (Foto: Carolina de Paula)

Já o candidato, Daniel Silva e Oliveira, vindo de Mar de Espanha, ainda está em dúvida sobre qual curso pretende prestar o vestibular seriado, mas possui interesse em Engenharia Mecânica. Sobre os protocolos de biossegurança, sente-se seguro diante das normativas exigidas pela UFJF. “Foi bem difícil me preparar, pois quase não tivemos aula presencial e acredito que não conseguimos nos planejar como o necessário. Além disso, estudar on-line não é fácil.” O estudante também conta sobre as expectativas para as provas do final de semana. “Acho que vão ser complicadas, mas as mais difíceis serão as de português e de biologia porque são matérias que eu não sou fã.”

Outras informações: vestibular@ufjf.edu.br   – Copese

Acompanhe a UFJF nas redes sociais

Facebook: UFJFoficial

Instagram: @ufjf

Twitter: @ufjf_

Youtube: TVUFJF