Eduarda Letícia pretende cursar Medicina na UFJF (Foto: Dante Rodrigues)

A prova deste sábado, 26, do Módulo II do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) de 2021 da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), foi marcada por questões sobre temas atuais de acordo com os estudantes que participaram da avaliação neste sábado, 26, em Governador Valadares.

No primeiro dia dos exames foram cobradas as competências de Língua Portuguesa, Geografia, Matemática e Química. Apesar de abrangente, o conteúdo foi considerado adequado pelos estudantes que finalizaram o segundo ano do ensino médio em 2020. “Eu achei o conteúdo bem amplo e ao mesmo tempo atual, então isso nos ajudou bastante, pois foram temas bastante discutidos nos últimos dois anos, como: racismo, Covid-19, trabalho durante pandemia. Talvez apenas a prova de Química tenha me complicado um pouco por conta de uma fórmula ou outra que a gente acaba esquecendo”, destacou a candidata Eduarda Letícia de Freitas Silva, 17 anos, de Ipatinga, que tenta uma vaga no curso de Medicina.

Jordanea é candidata a uma vaga no curso de Direito (Foto: Dante Rodrigues)

Opinião compartilhada pela colega Jordanea Ferreira, de 17 anos, que viajou 215 km para fazer a prova em Governador Valadares. Moradora do município de Capelinha, Jordanea pretende fazer Direito na UFJF-GV. “A pandemia atrapalhou um pouco nossos estudos uma vez que a prova deveria ter sido realizada há seis meses, então eu fiquei com um pouco de medo de esquecer o conteúdo que eu aprendi no segundo ano. Mas no final acho que deu tudo certo por hoje, pois os temas abordados na prova foram bem atuais o que facilitou um pouco o nosso entendimento das questões”.

Apesar das dificuldades provocadas pela pandemia, o Módulo II do Pism teve 11.790 estudantes inscritos, dos quais 1.039 optaram por realizar a prova em Governador Valadares, distribuídos entre oito instituições de ensino: Centro Interescolar Dr. Raimundo Soares De Albergaria Filho, Escola Estadual Professor Paulo Freire, Escola Estadual Júlio Soares, Escola Estadual Quintino Bocaiúva, Escola Estadual Dona Arabela de Almeida Costa, Escola Estadual Professor Nelson Sena, Escola Estadual Israel Pinheiro, Unipac e Pitágoras.

Protocolos de segurança foram seguidos nos locais de prova (Foto: Luiz Eduardo)

Dentre todos os inscritos apenas 2.224 não fizeram as provas (18,86%) somadas as cinco cidades de aplicação – número considerado baixo pela organização, ao considerar o cenário da pandemia de Covid-19.
Pais elogiam qualidade do ensino da UFJF.

Pais elogiam formato do Pism

Enquanto aguardavam ansiosos pelos filhos que participavam do Pism 2021, os pais não poupavam elogios à UFJF e não escondiam o desejo de testemunharem o ingresso do filho na instituição. Egressa da UFJF, Márcia Regina Villela, professora de Educação Física em Ipatinga, elogiou o formato do vestibular seriado. “O Pism melhorou muito as condições de acesso à UFJF, na minha época a gente tinha um vestibular eliminatório e agora com o vestibular seriado dividido em três fases os alunos possuem mais chances de entrar na universidade. Espero que o Pism nunca acabe e que meu filho Ian Villela consiga fazer o curso de Engenharia”.

Técnica em assuntos educacionais do campus Santa Tereza do Instituto Federal do Espírito Santo, Andressa Paula Fadini de Sousa conhece bem a qualidade da UFJF uma vez que já tem um filho que estuda na instituição. “Esta divisão das provas em três etapas traz mais segurança aos estudantes. Eu já tenho um filho que faz Engenharia Elétrica e ficarei muito feliz se meu outro filho também estudar na UFJF. É um centro de excelência que oferece uma formação de muita qualidade”, destacou.

Segundo dia de provas neste domingo

Neste domingo, 27, os estudantes participam do segundo dia de provas. Os candidatos serão cobrados com conteúdos das áreas de Literaturas, Biologia, Física e História. As provas acontecem das 13h às 17h30 e, depois do início de aplicação dos exames, os inscritos devem permanecer no local por, no mínimo, uma hora e trinta minutos. Assim como neste sábado, ao término das avaliações, é permitido ao candidato levar o Caderno de Provas. Já o cartão resposta deve ser entregue para o fiscal, sendo preenchido por caneta preta ou azul, de corpo transparente.

A previsão é de que os gabaritos dos dois dias das provas do Módulo II sejam divulgados neste domingo, após às 18h30, pelo site da Copese.