Dando continuidade à campanha de vacinação contra a Covid-19, idosos com 82 anos ou mais poderão ser imunizados com a primeira dose da vacina nesta quarta-feira, dia 17, no campus da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Por meio do sistema “drive thru”, a ação acontece das 9h às 16h, no estacionamento da Faculdade de Educação (Faced). A iniciativa é uma parceria entre a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) e a UFJF. Somente serão imunizados residentes no município.

A estrutura de “drive thru”, montada no campus universitário, conta com três tendas e têm a capacidade de atender até 11 veículos por vez, o que torna o processo de vacinação bastante rápido. O coordenador da Faculdade de Enfermagem, Thiago César Nascimento faz algumas recomendações para os cidadãos que pretendem receber o imunizante na UFJF. 

“É claro que uma estrutura de vacinação do tipo drive-thru por si só gera uma fila de veículos. Mas não tem a menor necessidade de as pessoas chegarem muito cedo. Temos presenciado situações em que veículos chegam às 5h ou 6h” conta Nascimento. “Considerando o início da ação, marcada para às 9h, só aí já haverá uma espera de quatro ou três horas.”

Depois de iniciada a ação, a equipe percebeu que o tempo de espera tem sido menor. “Observamos que aqueles que chegam depois esperam no máximo entre 15 e 30 minutos, às vezes nem isso. É muito desgastante para o idoso ficar horas na fila, mesmo dentro de um veículo. Por isso, recomendamos que os idosos não precisam chegar tão cedo para vacinar. Depois da primeira hora, o movimento tem sido bastante tranquilo.”

O procedimento para o ato de vacinação é o mesmo realizado nos “drives thrus” anteriores. É necessário que o idoso seja pré-cadastrado, exclusivamente, no site da PJF. “Com o objetivo de diminuir o tempo de triagem na fila, o cidadão pode levar impresso o formulário para vacinação já preenchido, deixando em branco apenas o campo Estabelecimento de Saúde.”

No dia da vacinação, os idosos devem apresentar cópia da identidade com foto e o comprovante de residência. Caso o comprovante não esteja em nome do idoso, será necessária uma declaração por escrito do titular da residência, confirmando que a pessoa a ser imunizada reside no local. Em relação à vestimenta, para agilizar o ato de vacinação, é recomendável que o cidadão compareça com roupas que permitam a exposição do braço de forma facilitada.

Locais

Além do “drive thru” realizado na UFJF, os idosos com 82 anos ou mais, a partir da quarta-feira, 17, também podem ser imunizados no Departamento de Saúde do Idoso (DSI) e em sete UBSs:

– Departamento de Saúde do Idoso, Rua Batista de Oliveira 943;

– UBS Benfica: Rua Guararapes 106;

– UBS Nossa Senhora das Graças: Rua Queluz 72;

– UBS Nossa Senhora Aparecida: Rua Nossa Senhora Aparecida 775;

– UBS Vila Ideal: Avenida Francisco Valadares 1.910;

– UBS Santa Luzia: Rua Torreões s/nº;

– UBS São Pedro: Rua João Lourenço Kelmer 1.433;

– UBS Borboleta: Rua Tenente Paulo Maria Delage 297.

Ação conjunta

A ação é fruto da colaboração estabelecida entre a Universidade e a Prefeitura. Na UFJF, a campanha, integrada à Pró-reitoria de Extensão (Proex), é denominada “Juntos contra a Covid-19”. A equipe de Enfermagem para aplicação das doses é composta por mais de 30 integrantes, entre eles professores, estagiários do curso de Enfermagem que já atuam nas UBSs, técnico-administrativos em educação (TAEs) em Enfermagem da UFJF e do Hospital Universitário (HU/Ebserh), e residentes em Enfermagem. A equipe conta, ainda, com a colaboração de professores da Faculdade de Fisioterapia da UFJF.

A iniciativa será acompanhada pela Polícia Militar (PM) e pela Guarda Municipal.

Leia mais:

Mais de 900 pessoas são vacinadas na UFJF em dois dias

UFJF vacina 467 profissionais da saúde ativos com 50 anos ou mais

Vacinação em profissionais de saúde e idosos com 84 anos inicia nesta 3ª, dia 9

Mais de 530 idosos com 85 anos ou mais são vacinados na UFJF

Em dois dias, 564 idosos de 90 anos ou mais são vacinados na UFJF

361 idosos de 90 anos ou mais recebem segunda dose da vacina na UFJF

UFJF terá “drive thru” para aplicação da 2ª dose da vacina em idosos de 90 anos ou mais

Mais de mil idosos com 90 anos ou mais são vacinados na UFJF no fim de semana

UFJF vacina idosos acima de 90 anos contra Covid-19 em drive-thru

Acompanhe a UFJF nas redes sociais

Facebook: UFJFoficial

Instagram: @ufjf

Twitter: @ufjf_

Youtube: TVUFJF