Eventos integram “Critt na Quarentena” e são abertos e gratuitos (Foto: Pixabay)

O Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), realiza, nesta quarta-feira, 25, e na quinta, 26, a décima semana do “Critt na Quarentena”, eventos on-line produzidos durante o período de isolamento social. A programação aborda temas relacionados à pesquisa e inovação em diversos setores. As atividades são gratuitas e abertas ao público.

Critt Talk
“Métodos de Design para Inovação” é o tema do debate on-line que acontece nesta quarta-feira, 24, às 15h, pela plataforma da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RPN). A transmissão ao vivo conta com a participação do professor do Instituto de Artes e Design (IAD) da UFJF, Ivan Mota Santos. Os interessados devem se inscrever gratuitamente no Sympla.

O design tem se apresentado como elemento importante para inovações bem sucedidas em diversos setores. A partir de uma visão da metodologia do design, serão discutidas algumas abordagens que possibilitam a criação de valor em três níveis: para usuário, para organização e para sociedade.

Santos é doutor em Design pela Escola de Design da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg), além de possuir vasta experiência em desenvolvimentos de projetos de design.

Critt Live
Debater questões como empreendimento e inovação é o objetivo do “Critt Live”, que tem como tema “Da pesquisa à empresa”. A live acontece nesta quinta-feira, 25, às 17h, no Instagram do Critt e faz parte  de mais uma ação de divulgação do Adas Tech. Para discutir o assunto a transmissão ao vivo conta com a participação da professora da Faculdade de Farmácia da UFJF, Nádia Raposo.

Entre os temas a serem abordados, estão as formas de sair da pesquisa para chegar à empresa, passando pelo processo de cunho inovador até o pensar numa pesquisa científica que atenda a demanda do mundo real. Também serão debatidas as dificuldades e atenuantes para transformar um projeto em uma solução de modelo de negócio.