O Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) promove nesta semana a 18ª edição do “Critt na Quarentena”. Dois eventos on-line serão oferecidos, com os temas cooperação universitária de combate à Covid-19 e capacitação em tempos de pandemia. O Critt Talk ocorre nesta quarta-feira, 19, às 15h e o Critt Live nesta quinta-feira, 20, às 17h.

Critt Talk 

O Critt Talk desta quarta-feira, 19, tem como programação a palestra “Fasten Vita: uma rede de cooperação entre as universidade para combate à Covid-19”, a cargo dos professores do Departamento de Ciências da Computação da UFJF, Mário Dantas, e do Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Tarso Vilela Ferreira.

A Fasten Vita é uma iniciativa que conta com mais de 40 pesquisadores de 12 universidades brasileiras na pesquisa por produtos de fabricação rápida a fim de combater os efeitos da pandemia. Esses produtos são confeccionados por impressoras 3D, máquinas de corte a laser ou de usinagem, que podem ser cedidas voluntariamente por pessoas físicas, empresas ou laboratórios. De forma a maximizar as localidades onde os produtos podem ser fabricados, as máquinas conectadas à rede Fasten Vita podem receber, diretamente do servidor, as tarefas para executar. 

De acordo com o diretor de Inovação da UFJF, Ignacio Godinho Delgado, que media a conversa, a importância do projeto é mostrar a vitalidade do sistema público educacional brasileiro ao dar uma resposta às necessidades que surgiram da pandemia. “Resposta essa que não foi encontrada em muitos outros setores do Governo Federal. Ver a agilidade com qual as Universidades apresentaram soluções de qualidade mostra a relevância do trabalho em rede. Produtos que foram desenvolvidos por diversos pesquisadores de diversas universidades mostram que com isso o trabalho se faz mais produtivo.”

Dantas é doutor em Ciências da Computação pela University of Southampton, com estágio pós-doutoral Western University (Canadá), onde atuou como professo visitante. Foi ainda pesquisador visitante sênior no instituto Riken, no Japão. Ferreira atua como pesquisador associado no Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Pesquisa e Desenvolvimento do Brasil (Inesc P&D Brasil).

Mário Dantas afirma que a UFJF teve participação em diversas dimensões dentro do projeto Fasten Vita e que o intuito da conversa é divulgar todo os esforços que estão sendo feitos na luta contra o coronavírus. “Vamos apresentar o mais complexo equipamento desenvolvido, que é nosso respirador, e mostrar que ele pode ser feito aqui, no Brasil. Podemos fazer a diferença em termos tecnológicos e de sociedade. Não temos a perder em nada para outros países em questão de desenvolvimento, de soluções rápidas e de qualidade para a indústria. Precisamos perder essa dependência de ficar comprando do exterior. Esse trabalho é a Universidade mostrando sua inserção.”   

Critt Live

A “Critt Live” dessa semana traz o tema “Capacitação em tempos de pandemia”. O evento terá  a mediação da gerente de Planejamento e Gestão do Critt, Débora Marquesque traz como convidada a  doutora em Administração e mestre em Engenharia de Produção pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), engenharia eletricista e administradora pela UFJF, docente da Faculdade Universo, e responsável pelo Setor Finalístico de Treinamento do Critt, Josane Gomes Weber

O evento é uma conversa sobre formas de capacitar e maneiras de preparar profissionalmente uma equipe, diante do cenário atual. Segundo Josane Weber, a ideia é trabalhar a tendência crescente da capacitação por meios eletrônicos. “Esses profissionais que não se encontram em tempo integral no trabalho presencial buscam se reciclar ou aprender novas técnicas e conteúdos, para promover suas habilidades e atitudes enquanto profissionais.”

Serão abordadas tendências como mobile learning e microlearning, conceitos presentes na esfera digital. “Essas são formas de adquirir e levar conteúdo a todos, utilizando o celular, uma ferramenta que geralmente não sai das nossas mãos. Nossa expectativa é discutir sobre esses conceitos e sobre a importância da capacitação”, explica Josane Weber.