Uma cooperação técnica entre a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) promete intensificar o enfrentamento ao novo coronavírus nos municípios da região leste. Com a parceria – que vai durar enquanto permanecer o estado de calamidade pública decretado pelos órgãos competentes – a universidade coloca à disposição da sociedade a sua infraestrutura e o conhecimento produzido por professores e servidores técnicos do campus de Governador Valadares.

A estrutura e o conhecimento produzido na UFJF vai beneficiar a população dos 51 municípios atendidos pela SRS-GV.

A atuação da UFJF vai se concentrar principalmente no assessoramento técnico, o que inclui a construção e análise dos indicadores de evolução da doença e a elaboração de políticas de saúde pública voltadas para o combate à pandemia. Já a Superintendência Regional de Saúde de Governador Valadares (SRS-GV) – vinculada à SES-MG e responsável pela viabilização do acordo – se compromete a apresentar os dados relacionados à covid-19 necessários ao trabalho da universidade.

Como o termo de cooperação foi assinado em regime de urgência, o plano de trabalho – documento que detalha as atividades a serem desenvolvidas – foi dispensado. Devido a isso, todas as ações de professores, técnicos administrativos e terceirizados junto à SRS, já executadas ou em andamento, precisam ser registradas no Siga para terem validade. Os servidores devem incluí-las no campo “chamada para registro de ações de prevenção e enfrentamento à covid-19” e encaminhar o recibo para a Secretaria da Direção do Instituto de Ciências da Vida (ICV) através do seguinte e-mail: secretaria.direcao.icv@ufjf.edu.br.

Na avaliação do diretor do ICV, Ângelo Denadai, o termo de cooperação técnica confere mais formalidade e unidade às ações que vêm sendo executadas pelo campus para conter a pandemia. “Desde o agravamento do coronavírus em Governador Valadares, a UFJF promove treinamentos de servidores da área de saúde do município, produção e distribuição de máscaras, produção de álcool em gel e uma série de outras iniciativas. Acontece que todas essas atividades vinham sendo desenvolvidas de forma isolada pela nossa comunidade acadêmica. Com a assinatura do termo, o trabalho do campus no enfrentamento à pandemia ganha mais unidade e os projetos dos docentes, técnicos administrativos e servidores terceirizados passam a ser mais respaldados, pois contam com um documento formalizando suas atuações”, afirmou.

A cooperação técnica amplia o rol de ações do campus, que inclui, por exemplo, colaboração com a própria Superintendência Regional de Saúde, o Departamento de Vigilância em Saúde e o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) do município.

De acordo com o diretor-geral do campus, “esse espírito de cooperação interinstitucional com a integração dos recursos disponíveis é uma característica das ações realizadas pela UFJF junto ao Comitê Macrorregional [responsável por analisar a conjuntura e criar medidas para controlar o contágio pelo novo coronavírus nos 51 municípios atendidos pela SRS-GV]”. Ainda, segundo ele, estas parcerias “potencializam a força de trabalho para o desenvolvimento do sistema de saúde que precisa, mais do que nunca, de ações qualificadas que a universidade pública pode ofertar.”

O superintendente regional de Sáude, Rômulo Gusmão, destaca a importância do trabalho desempenhado pelo campus em parceria com a SRS e a sua efetiva presença no comitê macrorregional. “A UFJF tem ocupado um papel importantíssimo e central no processo de trabalho da regional. Tem ocorrido uma participação ativa dos representantes da instituição, que é intensa e estratégica para nós pelo potencial técnico que ela traz. E diante de um desafio que é complexo, nós entendemos ser fundamental o know-how da universidade conosco para que consigamos fazer o adequado enfrentamento deste contexto de pandemia. É muito bem vinda esta colaboração e estamos satisfeitos com os resultados que nós já temos conquistado”, afirma.

Quando fala dos resultados, Gusmão se refere ao treinamento realizado em todos os hospitais da microrregião que vão ser referência para o tratamento de covid-19, a doação de equipamentos de proteção individual e a discussão sobre implantação de laboratórios de vigilância em saúde, além de outras ações realizadas pela UFJF.