A palavra colaboração nunca foi tão essencial quanto neste período de pandemia. Diversos órgãos e instituições têm atuado conjuntamente em busca de soluções para conter o avanço da covid-19. É o caso do campus avançado da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV), que por meio de parceria com o município de Governador Valadares desenvolve uma série de iniciativas para proteger a população desta região do Vale do Rio Doce do novo coronavírus.

Atuação conjunta entre o grupo de trabalho do campus e o município monitora a evolução da covid-19 em Valadares. (Foto: arquivo/UFJF-GV)

Uma dessas atividades integradas envolve o Grupo de Trabalho Extraordinário (GTE), criado pela Direção-Geral do campus para coordenar e unificar as ações em relação à pandemia. Desde o dia 30 de março, uma integrante deste grupo atua rotineiramente junto à Gerência de Epidemiologia e no Departamento de Vigilância em Saúde de Governador Valadares. Com ampla experiência na área de parasitologia, a docente Alexandra Araújo ajuda a monitorar a situação da doença na cidade.

As atividade desempenhadas pela professora na gerência incluem a análise de dados epidemiológicos, a produção de boletins semanais sobre a evolução dos casos e a atualização do plano de contingência – documento com as principais diretrizes e ações de cada município para enfrentamento da pandemia. Além disso, ela participa ativamente das reuniões de um comitê municipal ligado ao tema.

Araújo defende a “necessidade de somar esforços para vencermos a pandemia com o mínimo de sequelas e perdas” e se diz “muito feliz em poder contribuir com os conhecimentos e experiência” para conter as contaminações pelo vírus no município. E complementa: “Nesse processo, como servidora, vivencio um importante papel da universidade pública.”

Segundo a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde do município, a professora da UFJF-GV tem desempenhado um papel muito importante neste processo de enfrentamento da pandemia. “Com sua visão e didática, ela faz o tratamento dos dados de forma que a gente consiga identificar o foco do problema e consiga adotar ações onde realmente precisa. Tem sido fundamental essa análise para melhorar a efetividade do nosso trabalho. Além disso, ela atua na divulgação de informações, o que é muito importante para a orientação da população e para manter a transparência do nosso trabalho”, afirmou Marcela Loureiro Fanni.