Peterson Andrade apresentou ações realizadas pela UFJF-GV. (Foto: Divulgação)

O campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV) apresentou nesta quarta-feira, 22, durante a segunda reunião do Comitê Macrorregional COVID-19 da Macro Leste, as ações realizadas pela instituição para o enfrentamento da pandemia.  O convite para a apresentação partiu da Superintendência Regional de Saúde de Governador Valadares (SRS-GV), responsável pela criação do Comitê que busca analisar a conjuntura e criar medidas para controlar o contágio pelo novo coronavírus em cada um dos 51 municípios atendidos pela SRS-GV.

Diante de um público formado por profissionais da área da saúde, segurança, judiciário e educação de Governador Valadares e região, o diretor-geral Peterson Andrade explicou 14 iniciativas da UFJF-GV no enfrentamento à pandemia, dentre as quais o apoio à Vigilância Epidemiológica do município, a doação de equipamentos de proteção individual e a atuação no Plano de Contingência da cidade. A apresentação foi um resumo de um vídeo gravado e disponível no canal da UFJF-GV no Youtube.

“Destacamos também que a comunidade acadêmica de várias universidades do país estão mobilizadas para ajudar a sociedade e os governantes neste momento. E que em breve vamos disponibilizar vídeos do Fórum Nacional de Dirigentes dos Campi Fora de Sede e Multicampi das Instituições Federais de Ensino (FORCAMPI) com as ações destas universidades. Esta divulgação é necessária para inspirar novas ações no território e para a integração dos esforços interfederativos. Salientamos também a importância da cooperação das instituições neste cenário para uma abordagem integral, humanizada e efetivamente biopsicossocial, pois a pandemia exige estes esforços bem articulados”, explicou Peterson.

Peterson ressaltou ainda que a UFJF-GV colocou a disposição das 51 Secretarias Municipais de Saúde atendidas pela SRS-GV os vídeos elaborados por professores e técnicos da instituição com sugestões e prestação de serviços para este período de isolamento social. “Esta iniciativa é importante para uma melhor atualização dos profissionais e sensibilização da população”, afirmou. Confira no final da matéria a lista com os links para os vídeos.

Integrante do Grupo de Trabalho Extraordinário do Campus e professora do departamento de Ciências Básicas da Vida, Alexandra Paiva Araújo Vieira, também participou da reunião que encaminhou a necessidade de um novo encontro para tratar da capacidade instalada e limitações para diagnóstico da COVID-19 em Governador Valadares. Nesta reunião futura, serão discutidas formas de integração do potencial do Campus com outros atores da região visando à realização de exames no município.

Superintendente Regional de Saúde de Governador Valadares, Rômulo Batista Gusmão destacou que o Comitê busca aglutinar esforços para que atores estratégicos estejam mobilizados para juntos enfrentar um cenário complexo como o atual. Neste sentido, ele destaca que a participação da UFJF-GV é fundamental. “Para assuntos complexos são necessárias reações amplas e sistêmicas. Então eu acho que a UFJF-GV tem todo o potencial para agregar valor, uma vez que trabalha com diversas áreas de formação. Ou seja, tem um potencial imenso para contribuir não só em relação a assistência à saúde, mas também em relação ao impacto econômico e social gerado pela pandemia. A gente entende que este valor agregado trazido pela UFJF-GV é fundamental para a nossa região”.

O Comitê foi instituído por Rômulo no dia 15 de abril a partir de uma iniciativa da equipe da SRS-GV.  Conta com a participação de representantes da própria regional, do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (COSEMS) Regional, do 5º Comando Operacional de Bombeiros, do 6º Batalhão de Bombeiros Militar e convidados como a UFJF-GV, Universidade Vale do Rio Doce (UNIVALE), Ministério Público e técnicos da Secretaria Municipal de Saúde de Governador Valadares. As reuniões são semanais e realizadas no auditório da SRS-GV.

Confira a lista de vídeos elaborados por servidores da UFJF-GV:

Ações da UFJF-GV durante a COVID-19

Nutrição e Imunidade

O uso do álcool 70% e alternativas para limpar as mãos e a casa

A perspectiva de um egresso residente em Infectologia

Como a economia pode atenuar os efeitos da crise

Esclarecimentos sobre possíveis tratamentos para o novo coronavírus

Velocidade de contágio, curva de transmissão e imunidade

Importância da higienização dos alimentos

Saiba mais sobre o Coronavírus

Como proteger a saúde mental