Ajuda especializada gratuita, sigilosa e a distância, busca reduzir impactos psicossociais do isolamento obrigatório  (Foto: Pixabay)

Devido às mudanças sociais impostas pelo novo coronavírus, as ações do projeto de extensão “Desenvolvendo famílias: intervenções para promoção da eficácia familiar”, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), foram adaptadas. Visando fornecer apoio às famílias que enfrentam dificuldades de convívio, o projeto agora disponibiliza orientação on-line e estratégias familiares para o enfrentamento saudável da Covid-19 e suas implicações psicossociais.

O isolamento das famílias, imposto pela quarentena, trouxe novos desafios de convivência. Pensando nisso, o projeto, que antes se restringia às famílias com pelo menos um integrante na adolescência, foi ampliado.  As atividades desenvolvidas são descritas pelo coordenador Altemir José Gonçalves como “eficácia familiar para mitigar a Covid-19 e prosperar”. São abordados temas que articulam psicologia e pandemia, como o convívio familiar durante a quarentena e o comportamento de saúde. 

“Evidentemente, parte da atenção se volta para os adolescentes, sendo trabalhado, por exemplo, o adolescer na pandemia. Estamos tratando duas frentes. A primeira diz respeito à psicoeducação, isto é, produção e divulgação de conhecimento psicológico, que contribui para o enfrentamento dessas demandas emergentes. Já a segunda consiste em orientação familiar online, com o intuito de contribuir para a qualidade de vida, mesmo durante essa fase que impôs diversas mudanças à rotina das famílias”, destaca o professor.

Impactos psicossociais
Gonçalves ressalta ainda a necessidade de disponibilizar o serviço durante o período de isolamento social. “A quarentena tem provocado impactos psicossociais de grande relevância na população. Por exemplo, há indicadores de que pode haver agravamento e aumento do número de casos de ansiedade, depressão, violência doméstica e consumo de álcool e outras drogas. Por entender que contribuir para a saúde e bem-estar da população é um compromisso social da Universidade e da Psicologia, o projeto tanto acolhe famílias que estejam tendo essas e outras dificuldades, quanto realiza psicoeducação sobre tais temas”.

O serviço é disponibilizado gratuitamente pela UFJF. Para solicitar orientações, as famílias devem entrar em contato através das redes sociais ou do e-mail do projeto. Após a inscrição é definido com o grupo familiar a estratégia de atendimento (dia, horário e frequência). É necessário que a família participe de todos os encontros e possua os equipamentos necessários para acesso a internet. Os encontros são realizados em plataforma digital adequada, garantindo sigilo do que é trabalhado. As solicitações podem ser feitas durante todo o período de quarentena 

Contatos
Facebook: @desenvolvendofamilias

Instagram: @desenvolvendofamilias

E-mail: desenvolvendofamilias@gmail.com