Projeto desenvolve atividades para melhorar as habilidades de comunicação, estabelecimento de regras, solução de problemas e conflitos interpessoais que podem surgir (Imagem: Marco Wolff por Pixabay )

Tornar famílias mais eficazes para lidar com os desafios e as oportunidades na adolescência é um dos objetivos do projeto de extensão Desenvolvendo famílias: intervenções para promoção da eficácia familiar da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A iniciativa promove atividades com famílias que tenham adolescentes entre 12 e 14 anos. 

A ideia surgiu por meio da base teórica desenvolvida em uma pesquisa de mestrado da aluna de Psicologia e autora, Andrêze Nascimento Silva, que explica que a eficácia familiar são as crenças que as pessoas têm sobre a sua capacidade de, agindo em conjunto, atingir os objetivos ou executar as tarefas que são necessárias para um bom funcionamento da família.

O projeto tem por objetivo promover encontros com grupos de famílias, no qual serão desenvolvidas atividades para melhorar as habilidades de comunicação, estabelecimento de regras, solução de problemas e conflitos interpessoais que podem surgir. Andrêze destaca que as atividades podem ser desenvolvidas com quaisquer famílias, sem que necessariamente tenham adolescentes, mas que há uma importância em trabalhar o início da fase de transição entre a infância e a adolescência. “Nessa faixa etária, as famílias passam por uma modificação e, com isso, tem outros desafios e outras oportunidades, por isso, essas pessoas precisam se adaptar e modificar a forma de se relacionar.”

O professor e coordenador do projeto, Altemir José Gonçalves, ressalta que essa iniciativa está na contramão do senso comum, já que a adolescência é vista como conturbada e problemática. “Esse período possui desafios e oportunidades. Os adolescentes têm de ser vistos com a sua capacidade de criticar e questionar a vida em comunidade, assim como contribuintes ativos na família. O que as pessoas chamam de ‘aborrecência’ não se inicia nessa fase, os problemas começam na infância, muitas vezes, causados por relações familiares não saudáveis.” 

Os interessados devem, necessariamente, ter como membro familiar adolescentes entre 12 e 14 anos e entrar em contato pelo telefone (32) 3216-1029 ou pelo email desenvolvendofamilias@gmail.com. Serão 14 encontros às terças ou quartas-feiras a partir das 19h até 20h30 no Instituto de Ciências Humanas (ICH) da UFJF. As atividades são gratuitas e terão início em abril. 

Outras informações: (32) 3216-1029 (Clínica de Psicologia)