Um dos objetivos do ‘Covid Zero’ – programa de extensão do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV) voltado para o enfrentamento à pandemia – é ampliar o vínculo entre a academia e as escolas do Leste de Minas Gerais. Na Escola Estadual Israel Pinheiro o responsável por esse relacionamento é Marcelo Augusto Eler Alves, de 16 anos. O adolescente foi escolhido por meio de um edital de seleção de voluntário.

Orientado por integrantes do programa, o estudante do ensino médio vai atuar durante oito meses como uma espécie de “agente de informações científicas” na instituição, produzindo, por exemplo, podcasts e vídeos relacionados à prevenção e impacto do coronavírus no ambiente escolar.

Para o coordenador do ‘Covid Zero’ e professor da UFJF-GV, Peterson Marco de Oliveira Andrade, nesse intercâmbio tanto a universidade quanto o estudante saem ganhando. “É uma via de mão dupla criada para atuarmos na formação de um jovem e ao mesmo tempo para trazermos as perspectivas de um integrante da sociedade para dentro do ensino superior”, enfatiza.

Marcelo não vê a hora de começar a atuar no programa. “A minha expectativa é ter mais conhecimentos deste tema tão importante que é a pandemia e buscar me interagir com outras pessoas e também ter um contato mais próximo com a UFJF”, afirma o estudante, que está no primeiro ano do ensino médio e pretende cursar administração ou ciências contábeis no campus GV.

Para saber mais sobre o ‘Covid Zero’ acesse o site do programa e perfil no Instagram.