A máscara escondeu. Mas os depoimentos de dezenas de servidores do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV) não deixam dúvidas de que por baixo do artefato – que desde o último ano tem se tornado peça indispensável do nosso vestuário – cada rosto estampa um sorriso de alívio e felicidade.

“Um momento único, de muita alegria”, definiu Marjory Santos

“Um momento único, de muita alegria! Agora é torcer para que todos os brasileiros possam ter esta sensação o mais breve possível e podermos voltar às nossas atividades com segurança. Viva a ciência, via o SUS!”, comemora a técnica administrativa, Marjory Almeida Santos.

“Estou muito grato à ciência, aos pesquisadores e aos profissionais de saúde de nosso país”, enfatiza o professor do Departamento de Educação Física, Pedro Henrique Berbert de Carvalho.

“Estou aliviado. Todo mundo deveria ter a mesma oportunidade que estou tendo hoje”, declara o motorista Geraldo Araújo da Silva.

O motorista Geraldo Silva está aliviado por ter recebido a primeira dose da vacina

Esse misto de sentimentos tem um motivo: professores, técnicos administrativos e terceirizados do campus avançado começaram a receber nesta quinta-feira, 17, a primeira dose da vacina contra o novo coronavírus. Em Governador Valadares, dois postos foram montados pela prefeitura para imunizar os trabalhadores da UFJF e de outras instituições de ensino superior da cidade.

Zander Filho, motorista do campus, chegou cedo e foi o primeiro a se vacinar em um dos dois postos de vacinação

O motorista Zander Campos Filho acelerou para chegar bem cedo a um desses postos. Antes mesmo das 7h ele já estava na Univale, e foi o primeiro a receber a dose no local. “Foi muito gratificante. Fiquei feliz em ser o primeiro a tomar a vacina. Não só uma felicidade minha, mas por todos os meus amigos colegas de serviço. É o primeiro passo para estarmos imunizados contra essa doença. Vamos pedir a Deus que de agora para frente dê tudo certinho e que as coisas melhorem”, afirma.

Essa expectativa de dias melhores a que se referiu Zander Filho parece que contagiou a todos os imunizados. É o caso dos professores Thiago Costa e Leandro Roberto de Macedo, ambos do Departamento de Ciências Econômicas.

“É um momento de grande felicidade e esperança”, afirma Thiago Costa sobre a vacina

“É um momento de grande felicidade e esperança. Aguardo ansioso o retorno das atividades acadêmicas presenciais, de forma segura para os servidores, alunos e suas famílias. Por isso, torço para que a vacinação avance o mais rápido possível para toda população e que a pandemia seja definitivamente controlada”, declara Costa.

Já Macedo afirma que “é muito bom saber que a vacinação está avançando e que agora chegou a vez dos profissionais da educação superior”. Feliz com a imunização, o docente agora “espera que em breve todos estejam vacinados e que possamos voltar às nossas atividades presenciais”.

Leandro Macedo: “É muito bom saber que a vacinação está avançando e que agora chegou a vez dos profissionais da educação superior”.

A esperança pelo retorno à normalidade também é o sentimento do docente Pedro Carvalho. “Estou feliz por ter tomado a vacina. Há um enorme atraso na vacinação em nosso país. Contudo, tenho esperança de que, junto às demais medidas sanitárias, a vacina nos possibilite um retorno às atividades presenciais de ensino”.

O professor Pedro Carvalho não vê a hora do retorno das atividades presenciais

Assim como Carvalho, a professora do Departamento de Nutrição, Angélica Cotta, também critica o atraso do processo de imunização. “Lamento por colegas tão importantes na nossa vida, pessoas de um modo geral, que perderam a vida sem ter essa oportunidade. Eu não tenho dúvida de que o poder público de um modo geral poderia ter feito diferente”, frisa. Apesar disso, a docente, que também tomou a primeira dose nesta quinta-feira, faz questão de destacar o importante papel da ciência, das instituições de ensino superior e do Sistema Único de Saúde (SUS) nesta pandemia:

Angélica Cotta: “A ciência, a pesquisa, a universidade pública colaboraram para que a gente esteja aqui hoje vacinando”

“A ciência, a pesquisa, a universidade pública colaboraram para que a gente esteja aqui hoje vacinando. Todos os profissionais envolvidos merecem o seu reconhecimento, e também o SUS. A gente consegue estar aqui porque tem uma estrutura de vacinação, uma experiência nessa área que poucos países têm. Isso ajuda para que a gente esteja aqui, hoje, mesmo que todo o processo tenha sido para a gente não estar”, explica.

A vacinação dos servidores da UFJF-GV continua nesta sexta-feira, 18, das 8h às 15h, na Unipac e no campus II da Univale, localizado no bairro Santos Dumont. Para garantir a dose do imunizante, é necessário apresentar declaração atualizada de vínculo profissional emitida pela UFJF, contracheque recente ou algum documento que ateste o vínculo institucional, além de documento de identificação com foto. O comprovante de vínculo na UFJF pode ser obtido por meio do Sistema Eletrônico de Informações (confira aqui).

Caso não consiga se vacinar amanhã, basta o servidor se dirigir a uma das unidades de vacinação ou drive-thrus da prefeitura com a documentação necessária para receber a dose.