Plataforma JF Salvando Todos divulga uma nova edição do boletim informativo da Covid-19. O projeto é elaborado por alunos e docentes do curso de estatística da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O trabalho colaborativo tem como objetivo mapear a evolução da pandemia do novo coronavírus. São destaques do informe quinzenal: O aumento da média móvel de novos casos em Juiz de Fora; o índice de isolamento social na região da Zona da Mata; e a estabilidade dos números da pandemia no país.

Panorama regional

Juiz de Fora demonstra uma redução no número de vidas perdidas, totalizando seis óbitos em cada uma das duas últimas semanas. Já o número de casos vem aumentando nos últimos 15 dias, com destaque para 36% na média móvel quando comparados os dias 26 de outubro a 12 de outubro.

Pesquisas indicam que os efeitos de aumentos dos números de notificações da doença podem ser evidenciados de três a quatro semanas depois. Visto esse fato, os pesquisadores ainda consideram a situação do município preocupante e reforçam os cuidados essenciais para evitar a maior contaminação da doença.

Na análise da 43ª semana epidemiológica (que corresponde ao período de 18 a 24 de outubro), Juiz de Fora teve 286 novos casos confirmados e 6 óbitos. Esse dado evidencia uma certa estabilidade na taxa de mortalidade em comparação à 42ª semana epidemiológica.  

Quanto a média móvel, que mapeia os últimos sete dias de evolução da doença, demonstraram que o aumento em casos confirmados foi de 36% e a redução de 50% em óbitos – período comparativo dos números registrados nos dias 12 e 26 de outubro. Na cidade, o índice de isolamento social aparece em redução. Foram verificados indicadores que contribuíram com esse fato como idas ao trabalho, a parques e a áreas de lazer. Em números totais, a cidade registra 6.944 casos confirmados e 256 vidas perdidas no dia 26 de outubro. 

Zona da mata

Na região, quando observado o todo da doença, temos o número de reprodução efetiva da doença, chamado de Rt, em máximo de 1,26 (registrado em 24 de outubro); e mínimo de 0,78 (dado do dia 19 de outubro). 

Essa é uma informação muito importante no acompanhamento da evolução de pandemia. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), para a considerar a estabilidade da doença, o Rt deve estar abaixo de 1 persistentemente no período mínimo de duas semanas. A Zona da Mata e Juiz de Fora ainda não atendem a essa condição.    

Quanto a letalidade da doença, a região da Zona da Mata registrava 3,04%. Já em Juiz de Fora, a taxa é de 3,69%, até o fechamento da edição do boletim informativo, no dia 26 de outubro. 

Dados do isolamento social

Com base nos dados do Google Mobility, ilustrados graficamente na plataforma JF Salvando Todos, estimam que o índice de isolamento social era 10% maior em Juiz de Fora, na data de 23 de outubro. A análise comparativa tem por referência o período anterior ao início da pandemia do novo coronavírus. 

As informações indicam, ainda, um crescimento no número de empregados retornando para o trabalho presencial. A frequência de deslocamento ainda tem como motivo principal idas a farmácias e pontos de venda de alimentos, que representam um aumento de 24% em relação ao período de começo do isolamento social. No entanto, parques e áreas de lazer estiveram com menos frequentadores, o que indica uma redução de 17% (com base no mesmo período considerado acima).

Governador Valadares

O município volta a ter aumento de casos. Na 43ª semana epidemiológica, Governador Valadares registrou 319 novas infecções da doença. O Rt atingiu a marca de 1,24 no dia 23 de outubro, estando acima do recomendado para controle da doença. 

Com relação a mortalidade na cidade, o número de vidas perdidas segue em queda. Na comparação entre últimas semanas epidemiológicas, o número óbitos reduziu em 50%. Outro aspecto avaliado pelo informe é a mobilidade em GV, para locais de trabalho o deslocamento de pessoas está aumentando. Porém, também foi observado o aumento de pessoas permanecendo em suas residências na segunda quinzena de outubro. 

Até o dia 26 de outubro, a cidade acumulava 8.475 casos confirmados e 281 óbitos. A taxa de letalidade na cidade é maior do que a do país, representando 3,32% no mesmo dia. Já os dados absolutos do estado chegaram a 349.512 infecções pela Covid-19 e 8.779 vidas perdidas, no dia 27 de outubro. 

No Brasil, os números demonstram uma tendência de estabilidade de doença. No país, os números de casos confirmados registrados chega próximo a marca de 5,5 milhões de pessoas. A taxa de letalidade marcava 2,9% até a data de fechamento do informativo. O tempo de duplicação da doença é de cerca de 160 dias.