O Centro de Referência e Promoção da Cidadania LGBTQI+ (CeR-LGBTQI+) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) vai ofertar a partir desta quarta-feira, dia 4, treinamento funcional para pessoas travestis, transgêneros e transexuais [que não se identificam parcial ou integralmente com o gênero designado ao nascimento].

A atividade gratuita será ministrada semanalmente, na sede do CeR-LGBTQI +,  pela educadora física, especialista em Relações de Gênero e Sexualidades e mestra em Educação Física  pela UFJF, Francielle Pereira Santos.  

Franciele Santos: “Participação no projeto é aberta à comunidade trans, não sendo necessário ter vínculo profissional ou acadêmico com a UFJF” (Foto: Alexandre Dornelas)

“O projeto TransFit tem por objetivo democratizar o acesso de travestis e transexuais à prática do esporte, contribuindo para o desenvolvimento de suas capacidades físicas e motoras, bem como para a melhoria da qualidade de vida, auto-estima, convívio social e saúde”, explica a educadora física.

Francielle destaca que a participação no projeto é aberta a toda comunidade trans de Juiz de Fora e Região, não sendo necessário ter vínculo profissional ou acadêmico com a UFJF.

“Todas as pessoas trans são bem-vindas. O treinamento funcional visa melhorar a capacidade funcional, ou seja, a habilidade de realizar as atividades normais da vida diária com eficiência, autonomia e independência. Se baseia nos movimentos naturais das pessoas, como correr, pular, agachar, puxar, arremessar, que trabalham o sistema cardiorrespiratório, desenvolvendo força, equilíbrio, tornando o exercício mais dinâmico e motivador.”

Outras vantagens desta prática esportiva são, segundo a educadora física, a “melhora dos níveis de colesterol no sangue; o aumento a produção de serotonina, a diminuição ou controle do peso; a redução do risco de doenças cardíacas, de osteoporose, de diabetes. Além disso, ajuda a combater a depressão e a ansiedade, dentre outros benefícios”,  salienta.

As aulas do Projeto TransFit serão realizadas sempre às quartas-feiras, às 20h15. O Centro de Referência LGBTQI+ fica na Avenida Barão do Rio Branco 3.372, (Fundos), Passos.

Saiba mais: Centro de Referência LGBTQI+ incentiva organização coletiva da população trans

Outras informações (32) 3218-6996 – Centro de Referência LGBTQI+ ou franpereiras@hotmail.com