O seminário “Saúde mental LGBTI+ e a superação da discriminação: uma abordagem transdisciplinar e transfeminista” é realizado nesta quinta-feira, 21, às 19h, no Auditório da Faculdade de Serviço Social da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A conferência será ministrada pela professora do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Jaqueline Gomes de Jesus. A docente é, ainda, coordenadora nacional da pesquisa Smile Brasil, realizada com o intuito de aferir a saúde mental de pessoas LGBTI+ em países com menor índice de desenvolvimento. As inscrições para o evento podem ser feitas no local. 

O evento é promovido pelo projeto de extensão Centro de Referência LGBTQI+ (CeR LGBTQI+), sediado na Casa Helenira Rezende (Helenira Preta) e vinculado à Faculdade de Serviço Social. A coordenação Nacional da Pesquisa Smile Brasil também participa da organização do encontro. 

Os temas do levantamento (também realizado no Quênia e no Vietnã) serão abordados na palestra. De acordo com Jaqueline, o preconceito de identidade de gênero e a discriminação contra a orientação sexual de pessoas LGBTI+ afetam diretamente a saúde mental desse público. A professora aponta que a intenção com o levantamento é buscar entender melhor “a depressão, ansiedade, transtorno de estresse pós-traumático, tentativa de suicídio e experiências de vida das pessoas LGBTI+”, enumera. 

Ainda segundo a docente, “não há pesquisas focadas em pessoas LGBTI+ em países de baixo desenvolvimento, apenas pesquisas voltadas para a Europa, e que não condizem com as pessoas de outros países”, destaca Jaqueline, que é, ainda,  professora de Psicologia do IFRJ e do Departamento de Direitos Humanos, Saúde e Diversidade Cultural da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca, da Fiocruz. 

Para o coordenador do CeR LGBTI+ e professor da Faculdade de Serviço Social, Marco José de Oliveira Duarte, há um “apagão de dados sobre este público no Sistema Único de Saúde (SUS)”. Para o professor, outra questão a ser debatida é a “invisibilidade” que a comunidade LGBTQI+ enfrenta na rede de atenção psicossocial. 

A mesa de conferência também terá a presença do professor Marco Duarte, como moderador, e a professora Brune Coelho Brandão, psicóloga voluntária do CeR LGBTQI+, docente da Faculdade Sudamérica, mestra e doutora em Psicologia pela UFJF. 

Os inscritos no seminário irão receber certificação concedida pela pesquisa Smile Brasil. 

Imagem: Divulgação

Outras informações: Página do CeR LGBTQI+ no Instagram.