Evento promovido pelo Centro de Referência e Promoção da Cidadania LGBTQI+, em parceria com o Grupo de Apoio Força Trans, discute protagonismo da população transgênera (Imagem: Visualhunt)

Transmissões abordam gênero, transmasculinidades, transfeminismos, visibilidade da não-binariedade, transvestigêneris e transidentidades (Imagem: Visualhunt)

O Centro de Referência de Promoção da Cidadania de lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transgêneros, transsexuais, queers, não binários e intersexuais (CER-LGBTQI+), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), realiza, nesta quarta-feira, 5, a “Liversário do Cer”, com quatro transmissões ao vivo no Instagram. A atividade busca promover  interação entre os participantes e convidados a partir da abordagem da transexualidade. 

A programação começa a partir das 15h30 e aborda os temas gênero e transmasculinidades; gênero e transfeminismos; visibilidade da não-binariedade e transvestigêneris e transidentidades. Não é necessária inscrição prévia.

No momento em que celebra o primeiro ano do projeto, o professor da Faculdade de Serviço Social e coordenador do CER, Marco José Duarte, ressalta as mudanças significativas ao abordar o tema. “No mundo virtual eu não contento apenas a cidade em que estou, mas o mundo. Resolvemos fazer esse evento com o objetivo de discutir um assunto que não está tão presente nos debates acadêmicos. É importante reforçar essa visibilidade. Dos moderadores aos convidados, todos são trans, falando das transexualidades e suas variações para pessoas trans. A academia está os acolhendo, no sentido de suas singularidades e particularidades, e são esses acadêmicos que estão produzindo conhecimento sobre eles mesmos.

Programação
15h30: Gênero e transmasculinidades
Convidado: Kaio Lemos (Unilab/UFC)
Moderador: Ítalo Henrique de Araujo (UFJF)

17h: Gênero e transfeminismos
Convidada: Viviane V. Vergueiro (UFBA)
Moderadora: Brune Coelho (UFJF)

18h30: Visibilidade da não-binariedade
Convidado: Caluã Eloi (UFJF)
Moderador: Jude Bento (UFJF)

20h: Transvestigêneris e transidentidades
Convidado: Indianare Siqueira (Casa Nem)
Moderadora: Dandara Felícia (UFJF)

CER LGBT
O CER é uma iniciativa do Polo de Referência LGBTQI+ e  surgiu a partir da necessidade da construção de um espaço para acolhimento das demandas do grupo, além do intuito de reduzir a violência e garantir os direitos humanos e fundamentais desta comunidade. Durante a pandemia do novo coronavírus, as atividades do projeto estão sendo realizadas a distância. 

Outras informações
@cerlgbtqi