O espaço surge pela necessidade de acolhimento das demandas do grupo (Foto: Gustavo Tempone)

Em marco histórico da terceira edição da Semana Rainbow da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), foi inaugurado o Centro de Referência de Promoção da Cidadania de lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transgêneros, transsexuais, queers, não binários e intersexuais (CeR-LGBTQI+). Em uma iniciativa do Polo de Referência LGBTQI+, o centro  surge a partir da necessidade da construção de um espaço para acolhimento das demandas do grupo, além do intuito de reduzir a violência e garantir os direitos humanos e fundamentais desta comunidade. A solenidade de inauguração foi realizada na segunda-feira, 5, às 18h30, nas dependências da Casa Helenira Preta, espaço anexo à Casa de Cultura da UFJF.

Durante a inauguração do Centro de Referência foi colocada a placa do CeR-LGBTQI+ nas suas dependências. Houve manifestações a favor da diversidade, falas de representantes da comunidade LGBTQI+, de sindicatos e coletivos sociais, além da apresentação musical do grupo Guerreiras de Clara.

Em meio às reflexões, promovidas pela ação desenvolvida pelo projeto da Faculdade de Serviço Social, a diretora do curso, Alexandra Eiras, apontou a importância da defesa das diversidades. “Com satisfação e responsabilidade, estamos recebendo o CeR-LGBTQI+. Em tudo o que ouvimos e falamos durante o dia de hoje, fica a esperança de continuar impulsionando as lutas da comunidade para gerar novos frutos. Conhecemos as nossas possibilidades e limites, mas sabemos que o centro é uma semente que será plantada em busca de melhorias no espaço público.”

A pró-reitora de Extensão, Ana Lívia Coimbra avaliou a importância do espaço. “A inauguração deste centro é fruto do desenvolvimento de um projeto da faculdade de Serviço Social e da participação efetiva de pessoas que vivem o cotidiano da comunidade LGBTQI+ e de ativistas do movimento”. Ana Lívia falou também sobre a materialização do projeto da Faculdade de Serviço Social que conta com o suporte da Pró-reitoria de Extensão (Proex). “A Proex dará apoio para que esse centro se desenvolva. A luta será árdua, mas estamos preparados, respondendo com respeito às diversidades e fazendo do CeR-LGBTQI+, um espaço de ensino, pesquisa e extensão. Um ambiente acadêmico que procura contribuir com o fortalecimento de direitos. Sabemos dos desafios, mas podem contar com a Proex para os diálogos institucionais necessários.”

O coordenador da iniciativa e professor da Faculdade de Serviço Social, Marco José de Oliveira Duarte, convidou a todos os bolsistas e voluntários para apresentá-los durante a solenidade e destacou que o Centro de Referência tem muito o que fazer, mas fará coletivamente. “Com apoio da direção da Faculdade de Serviço Social e da Proex, estabelecemos um centro para a garantia de direitos humanos e fundamentais. Vamos ter que negociar este pacto com o município para que tenhamos mais força e apoio. Temos muito o que fazer, mas não faremos sozinhos.”

Benefícios para a comunidade

Thiago Nery: “Há 20 ou 30 anos, não havia essa acolhida” (Foto: Gustavo Tempone)

Natural de Santos Dumont (MG), um dos representantes da comunidade LGBTQI+, Thiago Nery, contou parte das dificuldades em ser um homem trans e considera a inauguração do centro como uma possibilidade para um futuro mais acolhedor para o grupo. “O centro vem exercer um papel muito importante para a comunidade. Há 20 ou 30 anos, não havia essa acolhida. Até para conseguir uma cirurgia, ou a simples utilização do nome social, existiam muitas dificuldades. O evento representa um grande avanço para nós”.

“Eu sou bolsista do projeto e o que me motiva estar aqui são as questões que me atravessam por ser uma mulher negra e bissexual”, conta a estudante, Gezsilene Oliveira. Percebe o Centro como um espaço de abrigo e amparo para a comunidade. “Em Juiz de Fora, nós enfrentamos muitos obstáculos cotidianamente e os poderes públicos não se movem para nos proteger desses ataques. Há 19 anos, existe a Lei Rosa, mas que não é cumprida como deveria, dessa maneira, o CeR-lGBTQI+ surge para acolher e auxiliar ao grupo em diversos aspectos.”

O psicólogo e estudante do curso de especialização em Relações de gênero e sexualidades: perspectivas interdisciplinares da UFJF, Isaac Carlos do Nascimento, ressalta o pioneirismo da iniciativa e os ganhos trazidos para o grupo LGBTQI+. “Eu estudo questões relacionadas à sexualidade e participar deste projeto é uma maneira de dar continuidade a essas pesquisas. Acredito que o Centro de Referência traz um ganho imensurável para toda a comunidade. Em um só lugar, será possível ter atendimento psicológico, social, jurídico e outros.”

III Semana Rainbow da UFJF

O tema da III Semana Rainbow da UFJF é “Corpos estranhos: quando a não normatividade dialoga com gênero, classe e sexualidade”, uma homenagem a estudante e militante da causa LGBTQI+, Matheusa Passareli, morta em abril de 2018 na Zona Norte do Rio de Janeiro. Matheusa considerava-se não-binário, sem identificação com os gêneros masculino ou feminino.

Confira a programação completa da III Semana Rainbow