“É um passo importante nesta construção da política de ações afirmativas da Universidade”, afirmou Julvan Moreira (Foto: Gustavo Tempone)

O Fórum da Diversidade da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) – composto por professores, técnico-administrativos em educação (Taes), alunos e integrantes de movimentos sociais –  concluiu na tarde desta terça-feira, 16, a elaboração de um Regimento Interno. O documento, que irá normatizar as ações e trabalhos do grupo, passará agora por avaliação do Conselho Superior (Consu) da instituição.

A atividade, realizada no Anfiteatro das Pró-reitorias, integrou a terceira reunião ordinária da instância deliberativa. “Foi importante, porque concluímos a primeira parte da construção deste grupo. Finalizamos a elaboração de um regimento interno para os trabalhos. Além disso,  a reunião de hoje teve, também, relevância porque garantimos a realização de uma webconferência com Governador Valadares. Alguns dos representantes de lá estiveram participando junto conosco aqui de Juiz de Fora. É um passo importante nesta construção da política de ações afirmativas da Universidade”, avaliou o diretor de Ações Afirmativas da UFJF, Julvan Moreira de Oliveira.

O próximo encontro do grupo será no dia 15 de maio, das 14h às 17h, também no Anfiteatro das Pró-reitorias, visando a facilitar a realização de webconferência com o Campus de Governador Valadares.

“O nosso objetivo agora é pensar um documento que expresse a política de ações afirmativas da UFJF. Então, começaremos a trabalhar o que será essa política. Nós podemos garantir a construção de uma política de ações afirmativas de forma democrática na Universidade com a participação de docentes, discentes, Taes, de uma forma que a gente construa isso conjuntamente e não apenas a partir da Diretoria de Ações afirmativas (Diaaf). A gente conclama que todos os representantes eleitos possam realmente estar participando das próximas reuniões”, ressaltou Oliveira.   

 

Política de Ações Afirmativas

O Fórum Permanente da Diversidade foi instaurado, pela Diretoria de Ações Afirmativas (Diaaf), em agosto de 2018. Na ocasião, foram eleitos representantes titulares e suplentes dos segmentos docente, discente,  técnico-administrativo em educação e terceirizado, além de integrantes de movimento sociais externos à instituição. O objetivo é que a instância deliberativa elabore de modo participativo e democrático uma política de ações afirmativas para a UFJF.

Ações afirmativas são políticas públicas feitas pelo Estado, instituições ou iniciativa privada, visando a corrigir desigualdades presentes na sociedade, acumuladas ao longo do tempo. Uma ação afirmativa busca oferecer igualdade de oportunidades a todas e todos, revertendo representações negativas e combatendo preconceitos e discriminações.

Leia mais:

Fórum da Diversidade tem reunião na próxima terça-feira, 16

Fórum Permanente da Diversidade discute regimento

Fórum da Diversidade retoma reuniões na segunda-feira, dia 18

Fórum de Diversidade realiza 2ª reunião nesta segunda-feira, dia 3

Fórum de Diversidade realiza primeira reunião nesta sexta-feira, dia 9

Eleitos representantes do Fórum da Diversidade

UFJF instaura Fórum da Diversidade

Ações Afirmativas recebe inscrições para Fórum da Diversidade

Ações Afirmativas traz Kabengele Munanga à UFJF

Outras informações: (32) 2102-6919 ou forumdadiversidadeufjf@gmail.com  – (Diretoria de Ações Afirmativas (Diaaf))