Fórum reúne professores, TAEs, alunos e funcionários terceirizados dos campi de Juiz de Fora e de Governador Valadares, além de representantes da sociedade civil (Foto: Alice Coêlho/UFJF)

Com o objetivo de dar sequência às atividades relacionadas ao Fórum Permanente da Diversidade, representantes da Diretoria de Ações Afirmativas (Diaaf) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) se reuniram com integrantes do grupo para elaborar o regimento da instância deliberativa. A proposta do documento é normatizar e ajudar na elaboração de políticas de ações afirmativas e diversidades dentro da Instituição.

De acordo com o diretor de Ações Afirmativas, Julvan Moreira, o encontro foi produtivo e possibilitou um bom andamento da elaboração das normas internas. “Será por meio deste regimento que iremos regularizar as nossas reuniões e desenvolver as políticas de ações afirmativas e diversidades da Universidade. Por mais que venhamos organizando algumas ações, não há uma regulamentação oficial e documentada. Esse fórum está contribuindo neste sentido.”

Moreira destaca a relevância da participação de todos os integrantes do Fórum da Diversidade para a elaboração do regimento. ”É importante construir essa política por meio da representação diversificada que foi eleita na assembléia do ano passado. Isso traz uma legitimidade para o documento, pois ele não é construído de forma verticalizada, ou a partir de um pensamento individual, mas coletiva e democraticamente”.

O Fórum, composto por professores, alunos, técnico-administrativos em Educação (TAEs) e terceirizados da UFJF, dos campi de Juiz de Fora e Governador Valadares, além de representantes da sociedade civil, trabalha com o objetivo de reforçar as atividades relacionadas à acessibilidade de pessoas com deficiência; mulheridades e masculinidades; gênero LGBTTI; diversidade étnico-racial; direitos humanos; e vulnerabilidade social.

Representatividade
Aluna do campus de Governador Valadares, a graduanda em Direito, Abab Nina, aponta que é importante a colaboração estudantil na construção do regimento, principalmente ao se tratar dos estudantes do campus avançado. “Em certos momentos, ficamos isolados em relação a todas as políticas que são construídas na UFJF. Participar do Fórum é uma forma de tentar resolver problemas de acessibilidade, assuntos étnico-raciais, lgbtfóbicos, entre outras formas de preconceito e opressão. A nossa participação viabiliza uma comunicação maior com a Instituição e uma forma de remediar, e até prevenir, esse tipo de preconceito”, diz.

“Neste momento político que estamos vivenciando, é fundamental contribuir com a elaboração do regimento do Fórum. É uma maneira de estarmos trabalhando pela garantia das nossas pautas”, afirma a técnico-administrativa, Eliane de Souza. A bibliotecária acredita que vivemos um momento no qual as políticas de ações afirmativas estão em risco. “Fomentar esse debate irá contribuir para que a comunidade acadêmica esteja mais atuante e faz com que estejamos mais preparados para um enfrentamento a este governo que está fazendo tantos cortes.”

O professor do curso de Serviço Social, Marco José Duarte, considera o Fórum como uma proposta de ampliar o debate das políticas de ações afirmativas, pois propicia a representatividade de todos os segmentos, não apenas as categorias institucionais, mas também os grupos identitários. “O Fórum propõe uma representação coletiva desses sujeitos que contribuem para a criação desta política, contemplando toda essa representatividade. O debate do regimento garante a democracia e a participação de todos. Passa a ser um reflexo desse conjunto e garante os subsídios para as políticas de ações afirmativas da UFJF.

Política de Ações Afirmativas
O Fórum Permanente da Diversidade foi instaurado pela Diaaf em agosto de 2018. Na ocasião, foram eleitos representantes titulares e suplentes dos segmentos docente, discente,  técnico-administrativo em Educação e terceirizado, além de integrantes de movimentos sociais externos à Instituição. O objetivo é de que a instância deliberativa elabore de modo participativo e democrático uma política de ações afirmativas para a UFJF.

Ações afirmativas são políticas públicas feitas pelo Estado, instituições ou iniciativa privada visando corrigir desigualdades presentes na sociedade, acumuladas ao longo do tempo. Uma ação afirmativa busca oferecer igualdade de oportunidades a todas e todos, revertendo representações negativas e combatendo preconceitos e discriminações.

Outras informações:
(32) 2102-6919  (Diretoria de Ações Afirmativas)

acoesafirmativas@ufjf.edu.br