Curso oferece 40 vagas e contribui para inserção de profissionais no mercado de trabalho (Foto: Divulgação/UFJF)

O mercado de trabalho pode ficar mais próximo de profissionais do setor elétrico com a nova oportunidade de formação que se abre na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O Laboratório Solar Fotovoltaico da Faculdade de Engenharia disponibilizou 40 novas vagas para o Curso de Microgeração Solar Fotovoltaica, o qual visa à formação de profissionais capazes de projetar sistemas solares fotovoltaicos de pequeno porte em residências, comércio ou indústria. A iniciativa é gratuita, tem inscrições abertas até o próximo domingo, 14, e oferece prioridade para pessoas com experiência no campo da elétrica que estejam em situação de vulnerabilidade financeira.

Em razão da grande procura pelo curso oferecido em janeiro, abriu-se nova oportunidade, seguindo os mesmos moldes do projeto. A formação consta de sete módulos, organizados por meio de disciplinas as quais buscam contemplar as diferentes atividades posteriormente desenvolvidas no mercado profissional do setor elétrico.

O curso tem carga horária de 20 horas e as aulas serão ministradas aos sábados, das 8h às 12h, na Faculdade de Engenharia da UFJF. A previsão é de que as atividades tenham início no dia 4 de maio e o término no dia 1º de junho, totalizando cinco semanas de duração.

Conforme o edital, as inscrições estão disponíveis para pessoas que tenham disponibilidade de quatro horas semanais aos sábados e tenham completado o ensino médio, além de conhecimentos básicos em informática. O processo de seleção constará de quatro critérios: menor renda familiar per capita; formação ou atividade profissional relacionadas à área da eletricidade; motivo da participação no curso; e a idade (critério de desempate, com o candidato mais velho tendo prioridade).

Outras regras do processo, bem como aspectos gerais do curso devem ser consultadas no edital.

Oportunidade de inserção no mercado de trabalho

Ministrado desde 2015, o curso assume a responsabilidade de qualificar pessoas para o mercado de trabalho em energia solar fotovoltaica, fator importante tendo em conta que os dados mais recentes apontam para quase 13 milhões de pessoas desempregadas no Brasil, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Segundo o coordenador do projeto e professor da Engenharia, André Ferreira, o objetivo da formação é qualificar os profissionais e estimular o crescimento da área em Juiz de Fora. “O mercado de energia solar fotovoltaica vem crescendo em ritmo acelerado. Assumimos como papel transferir o nosso conhecimento e experiência no laboratório para qualificar mão de obra, principalmente voltado para pessoas que não possuem condições financeiras para investir em treinamentos pagos. No entanto, uma percepção é de que as oportunidades de trabalhar na área não tem crescido no mesmo ritmo na nossa região. A oferta do curso para pessoas interessadas em projetar ou investir em edificações com geração solar fotovoltaica tem o intuito de estimular o crescimento do mercado em solar fotovoltaico.”

A oportunidade de investimento foi bem aproveitada pelo ex-aluno do curso, Romildo Lagrimante, de 57 anos. Participante do projeto em 2016, o empresário atualmente investe no setor de energia elétrica fotovoltaica. Sua procura pelo curso de extensão, há três anos, foi visando uma melhor capacitação e credibilidade junto aos clientes.

Para o empresário, a capacitação oferecida pelo projeto do Laboratório Solar é fundamental para o sucesso no mercado. “O mercado está em plena expansão, este é um caminho sem volta e o total de trabalhos fotovoltaicos no Brasil ainda é um de areia no deserto. Tem espaço para muita gente ainda e o recado que eu deixo para quem estiver interessado é: capacite-se.”

Outras informações: (32) 2102-5599 – Laboratório Solar Fotovoltaico (Labsolar)