Estão abertas as inscrições para o curso gratuito de dança de salão “MoviMente”. As atividades são voltadas aos técnico-administrativos em educação (TAEs), professores, funcionários terceirizados, estudantes e aposentados da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O curso recebe apoio do Sindicato dos Trabalhadores em Educação da UFJF (Sintufejuf) e as aulas ocorrem às segundas e quartas-feiras, das 19h às 21h, na unidade Centro do Restaurante Universitário. Os documentos para efetivação da inscrição devem ser entregues nesta segunda, 9, ou na quarta-feira, 11, no RU Centro, das 19h às 21h. As vagas são limitadas a 80 participantes.

As aulas começam nesta segunda-feira, 9, portanto, quem fizer a inscrição nesta data, pode permanecer para o início das atividades. O curso abrange diversos ritmos, passando pelos básicos da dança de salão, como samba, bolero, forró e soltinho, até os avançados, como tango, salsa e zouk.

Para estudantes, aposentados, terceirizados, professores substitutos e acompanhantes (de TAEs, professores, terceirizados e alunos), as inscrições devem ser feitas pessoalmente no RU Centro, nos mesmos dias e horários. Os interessados deverão levar foto 3×4, documento de identificação e comprovante de vínculo com a Universidade.

Técnico-administrativos e docentes devem se inscrever pelo Siga, no menu “Recursos Humanos e Capacitação”. É preciso escolher o curso “Educando o corpo e mente: atividades para melhoria da qualidade de vida para o servidor público” e solicitar anuência à chefia imediata. Concluída essa etapa, é preciso entregar à equipe do projeto, no dia 9 ou 11 de abril, no RU Centro, uma foto 3×4 e documento que comprove o vínculo com a UFJF.

Para quem participou do módulo anterior e deseja continuar no curso, é preciso realizar as inscrições presencialmente nas datas e horários informados e apresentar a carteirinha do projeto MoviMente. O acompanhante só poderá continuar no projeto se quem o indicou como par frequentar as aulas. Caso aluno, TAE ou professor abandone o projeto, seu acompanhante externo não poderá permanecer.

O RU Centro fica na Rua Santo Antônio s/n, Centro, ao lado do Museu de Arte Murilo Mendes.

Sobre o projeto

O projeto, no modelo em que funciona atualmente, funciona desde 2016 e é  formado pela professora do Colégio de Aplicação João XXIII, Érica Dias, os TAEs da UFJF, Daniel Osório e Gracielle Landim, o aluno de doutorado em Ciências Biológicas pela UFJF, Marcos Vinicius Dias e pelo funcionário do Hospital Universitário e aluno do doutorado em Saúde Brasileira pela UFJF, Igor Meurer.

Além das aulas, os coordenadores desenvolvem um estudo sobre os benefícios da prática por meio do projeto de extensão “Educando corpo e mente: a dança de salão como ferramenta para promoção da saúde”.

De acordo com um dos instrutores do projeto, Daniel Osório, os benefícios alcançados pela prática são diversos. “O projeto utiliza a dança de salão como meio de os participantes socializarem com diversos perfis de pessoas. Além disso, a melhoria na qualidade motora, o ganho de consciência corporal e a confiança e bem-estar despertados ao longo da prática são percebidos.”

Outras informações: movimente.ufjf@gmail.com