Elaboração de relatórios técnicos e páginas Web de análises de dados, utilizando o programa R Markdown, é o tema do minicurso oferecido pelo Departamento de Estatística da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Com início previsto para 19 de julho, é gratuito e garante certificado de 15 horas emitido pela Pró-reitoria de Extensão (Proex). As inscrições vão até 18 de julho pela plataforma Sympla, sendo necessário conhecimento básico da linguagem estatística R.

O curso será ministrado pelo aluno do 9ª período do curso de Estatística, Calvin Rodrigues, pela plataforma Google Classroom. Serão postadas videoaulas com estudos dirigidos do tema em discussão e exercícios supervisionados no final de cada aula e disponibilidade para atendimento síncrono.

O minicurso tem como objetivo  ensinar os conceitos por trás do uso do R Markdown e suas aplicações para montagem de relatórios em doc., pdf e html, e também oferecer uma estrutura sólida para a elaboração de procedimentos automatizados para relatar análise de dados.

Além disso, será oferecida uma introdução ao Latex para anotações em ambiente matemático, introdução à construção de dashboards usando o R Markdown e alguns tópicos relacionados com o uso do R Markdown para a elaboração de trabalhos em bookdown e apresentações em Latex.

Os conhecimentos acerca da elaboração de um relatório técnico com análise de dados estão se tornando cada vez mais necessários para os profissionais da área, como explica o coordenador do curso de Estatística, Lupércio Bessegato. “Obtenção do conhecimento a respeito da estrutura e elaboração de um relatório técnico com análise de dados é de extrema importância tanto no âmbito acadêmico quanto profissional, além disso, o R Markdown permite a atualização automática dos dados e, portanto, do relatório com a análise de dados de interesse. Saber relatar os passos de uma análise de dados é de extrema importância tanto no âmbito acadêmico quanto no profissional.”.

Encontros com a Estatística

No último ano, a coordenação do curso de Estatística já realizou outros minicursos relacionados à linguagem estatística R, visando a disseminação de conhecimento em manipulação, visualização e análise de dados. Os minicursos fazem parte do projeto “Encontros com a Estatística”, que busca desenvolver o raciocínio estatístico como mais uma ferramenta de apoio à análise crítica de problemas, e foram todos ministrados por alunos do curso. As aulas realizadas ficam salvas no canal do curso de estatística no Youtube.

Outras informações: Coordenação de Estatística