A fim de incentivar o aprendizado da capoeira e a cultura de paz, por meio de dinâmicas que trabalhem valores como o respeito, a solidariedade e a cooperação, o Núcleo de Extensão e Pesquisas em Ciências Criminais (Nepcrim) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) promove o curso de extensão “Vem pra roda: Capoeira, Direito e Cultura de Paz”. O encontro, gratuito e aberto ao público, é organizado em parceria com o grupo Capoeira Besouro e ocorre entre os dias 7 de outubro e 2 de dezembro, aos sábados, na Faculdade de Direito da UFJF. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas até esta terça-feira, 3, pelo e-mail nepcrim@direito.ufjf.br.

A dinâmica da integração será feita a partir de rodas, como forma de representação de círculos de vivência, cultura, música, dança e reflexões sobre a cultura de paz. De acordo com uma das coordenadoras do Nepcrim, Ellen Rodrigues, círculos dessa natureza compõem um dos métodos estratégicos dos programas de Justiça Restaurativa, que “pode ser compreendida, na maioria dos países onde é aplicada, como Alemanha, Bélgica, Canadá, Nova Zelândia, EUA, entre outros, como um mecanismo informal de resolução de conflitos criminais, que visa, principalmente, a prevenção de futuras infrações e a paz social”.

A coordenadora salienta a importância do curso para jovens e adolescentes do entorno da Universidade. “Oportunizar o acesso desse público à UFJF e à Faculdade de Direito pode contribuir para a democratização dos necessários debates acerca da questão criminal na cidade.”

O curso conta com a participação do grupo Capoeira Besouro que é liderado pelo mestre Leo Besouro. Ele desenvolve trabalhos voluntários com crianças carentes no município de Juiz de Fora e se dedica ao ensino e promoção da capoeira.

Uma roda de conversa sobre Direito e cultura de paz abrirá os debates do curso, que está programado para ocorrer em três etapas. Nas sequência, o encontro irá abordar reflexões sobre a história da capoeira e comunicação não violenta. O ciclo será fechado com a terceira etapa em momentos de lazer, dança e com o jogo da capoeira propriamente dito.

Outras informações: Página do evento no Facebook