Iniciativas são organizadas por alunos de diversos cursos (Gustavo Tempone/UFJF)

Iniciativas são organizadas por alunos de diversos cursos (Gustavo Tempone/UFJF)

No início de cada semestre letivo, a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) se prepara para o ingresso de novos alunos de origens e perfis diversificados. Neste ano, só no campus sede, a instituição recebeu mais de 2.300 calouros de diversos cursos de graduação. Para reforçar o acolhimento e dar as boas-vindas, a Instituição preparou a tradicional recepção na Praça Cívica. Entretanto, além disso, os estudantes veteranos e professores de diferentes Faculdades e Institutos organizam iniciativas próprias com objetivo de movimentar os corredores das unidades acadêmicas e ressaltar a universidade pública como um espaço de inclusão, diversidade e cooperação.

Ações de acolhimento

As ações buscam integrar alunos, professores e funcionários a partir de atividades que se estendem ao longo das primeiras semanas de aula. Uma das iniciativas, promovida pelo Diretório Acadêmico Murílio de Avellar Hingel, do curso de Pedagogia, a Semana de Acolhimento e Integração da Faculdade de Educação (Faced), ocorre até esta quarta-feira, 27. A programação, que conta com rodas de conversa, oficinas e cine debate, foi organizada e promovida inteiramente por alunos.

Segundo a coordenadora-geral do DA Pedagogia, Talita Toschi, o objetivo é compartilhar conhecimentos entre veteranos e calouros abordando temas como construção de brinquedos reciclados, pedagogia no intercâmbio, caminhos para a docência contemporânea, entre outros. “Nosso intuito é integrar os estudantes das licenciaturas que ingressam na universidade, dando visibilidade às produções dos alunos e permitindo que todos conheçam as ações desenvolvidas no âmbito da Faced.” Todas as atividades são gratuitas, abertas ao público e acontecem nos períodos da manhã, tarde e noite, para que o maior número de interessados possam participar.

Oficina de violão integrou programação no IAD (Foto: Gustavo Tempone)

Oficina de violão integrou programação no IAD (Foto: Gustavo Tempone)

Outra iniciativa tradicional no Instituto de Artes e Design (IAD) promovida pelo Diretório Acadêmico do IAD (Iadda), a Semana dos e das calouras (Seca) ocorre até esta sexta-feira, 29. Em sua nona edição, a programação gira em torno da temática “Arte urbana e direito à cidade”, com o intuito de expandir para o ambiente universitário o debate acerca do papel da arte de rua e suas manifestações, preenchendo o espaço do Instituto com essas formas de expressões artísticas, que muitas vezes não ocupam museus e galerias.

A programação conta com oficinas artísticas e teóricas, mesas, palestras, rodas de conversa e uma feirinha com produções dos artistas da instituição. Segundo o coordenador de assuntos políticos e movimentos sociais do Iadda, Everton Aguiar, a escolha das atividades promovidas durante a semana perpassam preocupações políticas, no que se refere ao futuro da liberdade de expressão, da educação e da defesa do espaço público. “Existir e intervir na cidade é também ser. Para além de compor paisagem, é transgredir e contar em que cidade vivemos, gritar qual cidade queremos e denunciar o que nos impede de ocupar esse espaço comum em completude. Em cada muro, rua, praça ou casa, quando o espaço é reivindicado histórias são (re)escritas sob a ótica de quem um dia foi invisibilizado.”

A Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) também promoveu, entre os dias 11 e 15 de março, a Semana do Calouro, organizada pelo Centro Acadêmico do Curso de Arquitetura e Urbanismo (Cacau). A programação contou com visitas, cine-debate, pique-nique, apresentações e oficinas, dentre elas a oficina “Tenho monstros na caixola?”, idealizada pela professora Juliane Figueiredo. A iniciativa buscou abordar as emoções envolvidas no início da jornada universitária. Considerando que a ação educativa visa o desenvolvimento integral do aluno, a oficina objetivou propiciar um momento de acolhimento e integração a partir da exploração das competências socioemocionais.

Na Arquitetura, calouros participaram da oficina “Tenho monstros na caixola?” (Foto: Juliane Figueiredo/Arquivo pessoal)

Na Arquitetura, calouros participaram da oficina “Tenho monstros na caixola?” (Foto: Juliane Figueiredo/Arquivo pessoal)

“Ao refletirmos juntos sobre nossas emoções no ingresso da Universidade, temos a possibilidade de perceber que compartilhamos dos mesmos anseios e temores, o que favorece a construção de uma noção de grupo e de pertencimento”, explica Juliane. Para a professora, após a atividade em grupo, foi possível concluir que “sentimentos como ansiedade, medo, frustração e felicidade são comuns entre os alunos no início de uma nova jornada. Foi uma bela experiência que retratou o rico potencial que há dentro de cada um”. Como resultado da oficina, alguns dos sentimentos foram traduzidos em modelos conceituais com o uso de material reciclável.

Iniciativas solidárias

Visando promover uma atividade interativa e de contribuição social, a Sociedade Estudantil de Engenharia de Produção (Seepro), por meio dos alunos do curso de Engenharia de Produção, está organizando o tradicional Trote Solidário. A iniciativa, que acontece desde 2008, busca integrar os novos alunos e ajudá-los no aprimoramento dos primeiros conhecimentos sobre a profissão. O Trote Solidário é um projeto no qual os calouros são divididos em grupos e visitam instituições filantrópicas de Juiz de Fora, identificando pontos de melhoria para resolução de problemas, aplicando os conceitos apresentados na disciplina Introdução à Engenharia de Produção. Em breve serão divulgadas as datas desta edição.

No último semestre, os resultados foram apresentados em forma de banners expostos no corredor da coordenação do curso. Segundo a diretora de projetos da Seepro, Judy Thuler, este ano a apresentação será da mesma maneira. A iniciativa é uma oportunidade de integração e aproximação dos calouros com a prática profissional. “O projeto vai de acordo com um dos pilares da Seepro, que é a responsabilidade social, e permite que os novos alunos desenvolvam um espírito altruísta, ajudando instituições a melhorarem seu funcionamento. Retribuir à sociedade a oportunidade de estar numa instituição federal é o mínimo que podemos fazer, além de ser um grande prazer para todos que participam.”

Já o projeto de extensão Calouro Solidário, da Faculdade de Medicina (Famed) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), promove, nesta sexta-feira, 29, uma campanha de doação de sangue e de medula óssea à Fundação Centro de Hematologia e Hemoterapia de Minas Gerais (Hemominas). A iniciativa vai ceder ônibus saindo do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), às 15h, para transportar calouros e veteranos de todos os cursos, técnico-administrativos, professores, terceirizados e convidados que queiram comparecer e ajudar à causa. A inscrição vai até esta quarta-feira, 27. É necessário que o interessado envie número de identidade, matrícula e telefone ao e-mail: thaissa.ramim@medicina.ufjf.br.