Integrantes do Coletivo Cafofo na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFJF (Arte: Coletivo Cafofo)

O  “Cafofo, coletivo de estudantes pretos da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo” (FAU),  da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), lança neste sábado, 26, o documentário “Nós Cartográficos”. O evento acontece, às 19h, no Anfiteatro João Carriço, na Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa). A entrada é gratuita.

A iniciativa dos alunos foi contemplada pelo “Edital Quilombagens”, do Programa Cultural Murilo Mendes da Funalfa. “O projeto ‘Nós Cartográficos’ cria uma narrativa em formato de minidocumentário com aproximadamente vinte minutos, a partir de uma série de registros fotográficos e orais”, conta a estudante de Arquitetura da UFJF e integrante do Cafofo, Dayane Máximo Oliveira. Ainda conforme Dayane, “esses registros remetem às memórias familiares e territoriais que levaram alguns dos membros do Coletivo a se reconhecerem e a fomentar um debate sobre a história e corporeidade negra brasileira dentro do campo da Arquitetura e do Urbanismo”.

Criado em 2017, o Coletivo Cafofo tem como objetivo estabelecer uma rede de acolhimento, conhecimento e fortalecimento dos estudantes negros e negras da  FAU/UFJF. Nesse sentido, nos últimos cinco anos foram organizados encontros de formação, espaços de diálogo e escuta, ações e estudos sobre a arquitetura e o urbanismo voltados para esses corpos.  O documentário é uma dessas iniciativas.

“Nós Cartográficos traz consigo diferentes formas de expressão, representação e vivências as quais interligam temas pesquisados pelo Coletivo, como identidade, memória e cultura. Além disso, é possibilidade de nos fortalecermos ainda mais e fomentarmos o debate e a compreensão do corpo-território, que se traduz em um autoconhecimento a partir da compreensão do nosso corpo afrodiaspórico enquanto uma territorialidade em constante movimento e que carrega consigo toda uma bagagem ancestral”, conclui a estudante.

O Anfiteatro João Carriço, na Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa), fica na Avenida Barão do Rio Branco, 2234 – Centro, em Juiz de Fora(MG).

Saiba mais:
Coletivo Cafofo organiza evento sobre arquitetura e urbanismo