Editais de reclassificação serão divulgadas até o final de março (Foto: Caique Cahon/UFJF)

Dois mil trezentos e quinze novos alunos de graduação já confirmaram matrícula no campus sede da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) neste primeiro semestre letivo de 2019. As listas de reclassificação serão divulgadas até o final de março. Dentre os calouros, 1.376 ingressaram na instituição por meio do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) e 939, via Sistema de Seleção Unificada (Sisu). As mulheres são maioria, representam 52,75% do grupo. A média de idade dos ingressantes, via Pism, é de 18 anos; e via Sisu, de 21 anos.

De acordo com o Centro de Gestão do Conhecimento Organizacional (CGCO) da UFJF, 31,95% dos calouros são de Juiz de Fora; 50,52% são procedentes de outras cidades mineiras e 17,53%, de outras unidades da federação. Ainda não houve registro de ingressantes estrangeiros neste semestre.

Por meio do Pism, a instituição receberá discentes de cinco estados brasileiros: Bahia, Espírito Santo, Goiás, Rio de Janeiro e São Paulo. Os aprovados via Sisu também chegarão dessas localidades – com exceção de Goiás – e do Amapá, Distrito Federal, Pará, Paraná, Mato Grosso e Rio Grande do Sul.

Possibilidades de aprendizados

As naturalidades variadas ampliam as possibilidades de aprendizados durante o ensino de graduação. São costumes diferentes, regionalidades, modos de ser e pensar o mundo que estarão reunidos no mesmo ambiente, a Universidade, por, no mínimo, três anos.

A pró-reitora de Graduação da UFJF, Maria Carmen Simões Cardoso de Melo, ressalta, também, os ganhos econômicos, para o município de Juiz de Fora, em consequência da chegada à cidade de mais de 1.500 novos moradores. “Em primeiro lugar, a Universidade ganha com a convivência cada vez mais diversa, porque é um ambiente de troca de conhecimentos, de experiências de vida. Para a cidade, acredito ser extremamente importante, porque a vinda desses estudantes movimenta a economia, em áreas como a alimentação, a saúde, o mercado imobiliário e outras situações que vão se desmembrando desta chegada.”

Metade das vagas são destinadas ao sistema de cotas (Foto: Géssica Leine/UFJF)

Dos 2.315  novos alunos de graduação da UFJF neste primeiro semestre letivo de 2019, no mínimo 50% devem ingressar pelo sistema de cotas, conforme a Lei nº 13.409 que atualizou a Lei Nº 12.711,  Os referidos dispositivos legais reservam vagas para estudantes egressos de escolas públicas, com renda familiar per capita de até 1,5 salário mínimo, pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiência. Em outros termos, incentivam a inclusão de grupos historicamente excluídos no ensino de graduação. A cada semestre, destaca a pró-reitora de Graduação, a UFJF consolida-se como uma instituição que visa ao enfrentamento das desigualdades, colaborando para o desenvolvimento da cidade, da região e do país.

“Há uma integração entre diversos setores para garantir o acesso e a permanência desses alunos e nós atuamos desde a chegada do estudante. Contamos com uma comissão de verificação, que avalia a pertinência da candidatura dos alunos a determinado grupo cotista. O Núcleo de Apoio e Inclusão (NAI), por exemplo, atende a pessoas com deficiência, atuando com diversos profissionais. Além disso, temos os cuidados com aqueles em situação econômica mais vulnerável, com ações da Pró-reitoria de Assistência Estudantil (Proae) e da Diretoria de Ações Afirmativas (Diaaf)”, aponta Maria Carmen.

Campus de Governador Valadares

No campus da UFJF em Governador Valadares, os ingressantes provenientes de outros municípios também são maioria. Dos 311 calouros que já confirmaram matrícula neste primeiro semestre, 75,56% são de outras cidades mineiras. Já 9,98% são de outros estados da federação: Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo.

Na unidade avançada, a média de idade dos ingressantes é a mesma da registrada no campus sede: 18 anos para aprovados no Pism e 21 anos para aprovados no Sisu. Outro dado semelhante é a maior presença de mulheres, que representam 63% dos ingressantes.

Outras informações: (32) 2102-3975 – Pró-Reitoria de Graduação